Barcelona será a Cidade Convidada de Honra da FIL Guadalajara 2025
PublishNews, Lorenzo Herrero*, 25/10/2023
Anúncio foi feito nesta terça (24) e contou com participação do prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, e da diretora geral da feira, Marisol Schulz

Barcelona | © Divulgação
Barcelona | © Divulgação

O prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, anunciou nesta terça (24), em cerimônia no Saló de Cent da Câmara Municipal, que Barcelona será a cidade convidada de honra da Feira Internacional do Livro de Guadalajara em 2025. “Temos para promover traduções para o castelhano de autores em Catalão”, disse ele em participação remota, pois está isolado devido à Covid.

Ele destacou ainda que a Feira é o evento cultural mais importante da América Latina e “a segunda feira do livro mais importante depois de Frankfurt” e acrescentou que a participação da capital catalã no evento “representa o compromisso mais ambicioso com a divulgação” dos escritores barceloneses. Collboni afirmou também “que a cultura da cidade tem que dar um salto de escala e tornar-se um motor de oportunidades”, insistindo que “Barcelona quer exercer plenamente o seu estatuto de capital espanhola e catalã e o seu estatuto de ponte com a América Latina e a Europa”.

“Já dissemos que uma prioridade transversal do governo municipal seria recuperar toda a missão cultural que tornou esta cidade grande e posicionar Barcelona como a capital editorial da Espanha e da esfera latino-americana que é hoje. A nossa participação na feira representa a mais ambiciosa exposição de divulgação dos nossos autores e editoras”, acrescentou.

No evento, que contou com a presença da diretora geral da feira, Marisol Schulz, Collboni destacou ainda que a Feira de Guadalajara será uma ocasião para estreitar os laços com o México. Neste sentido, destacou que permitirá aproximar Barcelona das suas indústrias criativas, culturais e de inovação, dos setores da comunicação e dos meios digitais, das economias verdes, do lazer e da restauração. Schulz destacou que “as ligações de Barcelona com o México, e especialmente com Jalisco, são muito importantes” e lembrou que “muitos catalães encontraram uma segunda pátria no México quando foram forçados a partir após a Guerra Civil”. E finalizou dizendo que “o charme de Barcelona conquistou muitos grandes nomes da literatura”.

A Câmara Municipal de Barcelona criará a figura de um comissário para supervisionar o conteúdo da presença na feira e criará um grupo promotor da cidade, com representantes da sociedade civil.

Entre as tarefas da capital catalã na feira estará a coordenação de um programa de divulgação com a Universidade de Guadalajara, a programação de espetáculos de artes visuais e performativas, a concepção de um festival gastronômico ou a promoção de longas-metragens recentemente filmadas.

A cidade receberá o testemunho da União Europeia e de Espanha, protagonistas em 2023 e 2024 de uma feira que ocorrerá pela primeira vez sem a presença do seu fundador e presidente, Raúl Padilla, falecido em abril passado.

A Feira de Guadalajara 2025 acontecerá de 25 de novembro a 3 de dezembro.


* Notícia originalmente publicada no PublishNews em Espanhol

[25/10/2023 08:00:00]