
Entre os destaques do documento estão dois pontos considerados cruciais para o setor:
- A suspensão da restrição que impede a contratação de profissionais essenciais para as editoras ligadas às universidades públicas. O texto reforça que estas contratações são fundamentais para a manutenção da qualidade e eficiência das atividades das editoras, que desempenham um papel vital na disseminação do conhecimento acadêmico no país.
- O estabelecimento de uma política nacional dedicada às editoras universitárias, a qual deverá ser adequadamente consagrada em um marco regulatório. De acordo com o documento, essa política, quando devidamente implementada, contribuirá significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor das editoras universitárias no Brasil, beneficiando a comunidade acadêmica e, por consequência, a sociedade como um todo.
O objetivo final é chamar atenção e angariar suporte de todos aqueles que estão integrados à cadeia produtiva do livro universitário, além de demais apoiadores. A petição está disponível no site do Change.org e o documento protocolado pela Sesu pode ser acessado aqui.