ABEU organiza abaixo-assinado que pede marco regulatório para editoras universitárias
PublishNews, Redação, 25/10/2023
Ação busca apoio para solicitações entregues à Secretaria de Educação Superior

Na segunda-feira (23), a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) lançou uma petição online para buscar apoio acerca de algumas demandas que foram apresentadas em documento à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, durante encontro com o presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. No dia 20 de setembro, Gutierre esteve em Brasília para agendas com membros do Ministério da Educação. Na ocasião, foi entregue à secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, uma carta com demandas das editoras universitárias.

Entre os destaques do documento estão dois pontos considerados cruciais para o setor:

  1. A suspensão da restrição que impede a contratação de profissionais essenciais para as editoras ligadas às universidades públicas. O texto reforça que estas contratações são fundamentais para a manutenção da qualidade e eficiência das atividades das editoras, que desempenham um papel vital na disseminação do conhecimento acadêmico no país.
  2. O estabelecimento de uma política nacional dedicada às editoras universitárias, a qual deverá ser adequadamente consagrada em um marco regulatório. De acordo com o documento, essa política, quando devidamente implementada, contribuirá significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor das editoras universitárias no Brasil, beneficiando a comunidade acadêmica e, por consequência, a sociedade como um todo.

O objetivo final é chamar atenção e angariar suporte de todos aqueles que estão integrados à cadeia produtiva do livro universitário, além de demais apoiadores. A petição está disponível no site do Change.org e o documento protocolado pela Sesu pode ser acessado aqui.

Tags: ABEU
[25/10/2023 03:00:00]