Roger Mello concorre pela nona vez ao Prêmio Alma
PublishNews, Redação, 23/10/2023
Premiação homenageia artistas que contribuem com a literatura infantil e juvenil no mundo; vencedor será anunciado em 9 de abril de 2024

Pela nona vez, o ilustrador, autor e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim Roger Mello está na lista de nomeados ao Astrid Lindgren Memorial Award (Prêmio Alma), de 2024. Essa é a nona vez que ele concorre à premiação e, novamente, é o único brasileiro na lista.

Roger já ilustrou mais de 100 livros – 22 dos quais ele também escreveu – e seu estilo único e hábil senso de cor continuam a ampliar os limites da ilustração de livros infantis. Em vez de depender da narrativa escrita para contar a história, Mello convida seus jovens leitores a preencherem as lacunas com a imaginação.

Roger também já ganhou vários prêmios por escrever e ilustrar obras infantis, incluindo dez Prêmios Jabuti, três prêmios Luis Jardim do IBBY e o prêmio Hans Christian Andersen de 2014. Em 2018, você não pode ter muito cuidado! foi nomeado Livro de Honra Batchelder pela American Library Association.

O prêmio literário sueco reconhece escritores, ilustradores, organizações e outras personalidades que se dedicam à promoção do livro e da leitura para crianças e jovens em todo o mundo. Este ano, o Alma selecionou 245 candidatos de 68 países, incluindo 66 novos candidatos de anos anteriores.

“Estamos felizes em ver tantos nomes novos na lista, bem como nomes de mais países do que no ano passado. As crianças e os jovens precisam de ter acesso à literatura que ofereça perspectivas sobre o mundo e as diferentes culturas. Para aqueles que desejam descobrir novos autores e ilustradores ou obter uma visão internacional da literatura infantil, a lista de indicados é um ponto de entrada fantástico”, disse Boel Westin, presidente do júri.

A lista de indicados inclui autores, ilustradores e contadores de histórias de todo o mundo. Também fazem parte da lista os promotores da leitura, cujo trabalho pode inspirar esforços concretos para estimular o interesse dos jovens pela leitura.

O vencedor será anunciado em 9 de abril de 2024.

Tags: ALMA, Roger Mello
[23/10/2023 05:00:00]