Missão do CreativeSP em Frankfurt tem foco no mercado do livro
PublishNews, Talita Facchini, 20/10/2023
Além das editoras selecionadas, projeto levou para a Feira de Frankfurt um grupo para estudar as tendências do mercado e usar o peso do Estado de SP internacionalmente para conseguir agendas estratégicas

Sessões de matchmaking fazem parte das missões brasileiras em Frankfurt | © Brazilian Publishers
Sessões de matchmaking fazem parte das missões brasileiras em Frankfurt | © Brazilian Publishers
Desde o ano passado, o CreativeSP – programa de internacionalização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – incluiu o mercado do livro nas suas missões internacionais. Na área, as empresas selecionadas têm a oportunidade de participarem do maior evento do setor, a Feira de Frankfurt.

Depois de uma primeira missão bem-sucedida em 2022 e com a segunda em andamento, o CreativeSP foi renovado na última semana por mais cinco anos, com um investimento de R$ 33 milhões, previsão de um retorno 60 vezes maior e a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.

Para a missão em Frankfurt, especificamente, uma equipe formada por quatro pessoas acompanhou as dez editoras selecionadas no projeto: Liana Crocco, Coordenadora de Fomento na Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; Pedro Pignatari, Especialista em Relações Internacionais na InvestSP; Taiame Souza, Coordenadora do CreativeSP na InvestSP; e Fernando Fritz, COO na InvestSP Europe.

Com quatro escritórios internacionais – em Shanghai, Dubai, Nova York e Munique – a InvestSP tem como objetivo promover o Estado de São Paulo no exterior e a internacionalização das empresas brasileiras. “Usamos sempre o peso do Estado de São Paulo aqui fora para conseguir agendas estratégicas e relevantes para as empresas que nos acompanham”, explica Fritz.

Além de acompanhar as editoras e ajudar na internacionalização, o foco do grupo também é aprender com a Feira e buscar por tendências para que possam ser discutidas e implementadas no Brasil. “Nosso papel aqui é acompanhar a Missão, mas também entender o que tem acontecido no mundo, principalmente no campo da literatura, para que a gente tenha um olhar acima das políticas públicas que a gente desenvolve dentro da Secretaria”, detalha Liana.

“Nossa intenção aqui, além de promover momentos de networking, geração de negócios e integrar as editoras paulistas que vieram com o ambiente institucional que promove o Brasil e promove o Estado de São Paulo aqui na Europa, é entender quais são as tendências do mercado, o que o mercado europeu está vendo, quais são os números e quais são as portas de entrada dessas editoras, da literatura brasileira, da literatura paulista, do próprio mercado europeu”, completa Taiame.

Ao todo, o programa realiza nove missões focadas em diferentes setores: tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura.

2ª Missão na Feira do Livro de Frankfurt

Na primeira edição do projeto, 87 empresas se inscreveram para a missão. Segundo Taiame, este ano houve um aumento de 50% na procura. “Com o anúncio da prorrogação do projeto, a gente pode ter agora uma maior previsibilidade das ações e mais tempo para planejar estratégias e atrair a atenção das empresas”, conta Pedro Pignatari.

Em 2023, foram selecionadas as empresas: Boom Boom Books, AzuCo Publicações, SPVI BOOKS | Editora, Editora Mundaréu, Faro Editorial, Ciranda Cultural Editora e Distribuidora, Primavera Editorial, Afluente Art Editora, VR Editora e Instituto Mojo de Comunicação Intercultural. O PublishNews também recebeu um apoio do CreativeSP para a Feira de Frankfurt 2023.

O projeto oferece um reembolso de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem.

O ponto de vista das editoras

  • "Em um mundo onde passagens de avião, ou até mesmo um bombom, custam mais que muitos livros, o programa CreativeSP, juntamente com a InvestSP e a CBL, nos fazem ter a certeza de que nosso mercado milenar, que um dia foi para poucos, hoje é para todos. Colocamos o Brasil em evidência de potência, de grandes escritores, poetas, ilustradores e Editores. É seguro dizer que somos o país que mais negócios faz, que mais se atreve e batalha. O apoio do Estado de São Paulo fez com que a minha empresa chegasse a ser homenageada pelo governo chinês. Sem este apoio e tantos eventos não estaríamos aqui e não traríamos essa conquista para nosso estado. Incentivos como esse fazem com que o slogan da feira se perpetue… “And the story goes on” (E a historia continua)". – Jessica Cavalheiro, Bom Bom Books Editora
  • "Com uma abordagem totalmente diferente de minhas últimas visitas à feira, consegui olhar para o macro do mercado com uma visão inovadora e dinâmica, focada na ampliação de negócios e fortalecimento de parcerias estratégicas para a Primavera Editorial. A venda de direitos de livros brasileiros ao exterior foi uma das minhas prioridades, evidenciando a rica diversidade e originalidade de nossas obras. Saio com três possíveis títulos de nosso catálogo internacionalizados, entre eles, Ruth Guimarães. Também consegui estreitar laços com novos agentes e outros já conhecidos, disseminando nossa linha editorial e abrindo portas para possíveis aquisições. Estimo a aquisição de dez novos títulos para 2024, os quais, além de enriquecer nosso catálogo, gerarão inúmeras oportunidades de trabalho na produção (da tradução à impressão). Para além dos livros, o networking possibilitado pela Missão foi valioso: revi antigos colegas e conheci novos de diferentes segmentos, todos, entretanto, com o foco em potencializar a interação cultural e o crescimento sustentável da indústria do livro no Brasil". – Larissa Caldin, CEO e sócia na Primavera Editorial
  • "A Feira do Livro de Frankfurt e suas rodadas de negócio são únicas no mundo editorial. É um tônico de superforça para editores e editoras negociarem direitos autorais, mas também um lugar onde todos se atualizam e se surpreendem — mesmo os profissionais mais experientes. É aqui que vemos as diferenças entre os mercados, tendências regionais ou globais. E é assim que, depois de Frankfurt, seguimos para mais um ano. Que a InvestSP, CreativeSP e os incentivos ao mercado editorial continuem crescendo e se profissionalizando". – Ricardo Giassetti, Instituto Mojo de Comunicação
  • "A participação nesta 75ª Feira do Livro de Frankfurt tem sido intensa e muito produtiva. Comecei a fazer reuniões na terça-feira. Agora com a agenda quase toda cumprida, é possível notar que há certo ar de otimismo de uma forma geral no mercado, apesar de todos os problemas sociais e econômicos que temos enfrentado, pensando na esfera nacional (Brasil) e global. Foram dias de muitas conversas sobre novos projetos, novas perspectivas, inúmeras possibilidades de negócios. O mais interessante da Feira de Frankfurt, como todo espaço que reúne tamanha efervescência cultural, não são somente as reuniões formais, mas todas as conexões que fazemos com pessoas, profissionais do livro, de tantas partes do mundo que estão reunidos aqui. São nestes momentos de intercâmbio de ideias, percepções de mundo e do nosso mercado que vêm grandes insights, tão necessário na nossa profissão que também envolve um bom tanto de criatividade e antecipação de tendências. Eu não poderia estar mais feliz e orgulhosa de participar de tudo isso, representando a companhia em que trabalho, a VR Editora, e sendo abraçada por todos os colegas que também vieram na missão da CreativeSP com o intuito de exportar nossa produção editorial e trazer novas perspectivas para nosso país. Poder vir a esta feira como parte de uma missão como esta é de fato uma honra". – Thaíse Costa Macêdo, editora responsável pelo selo young adult Plataforma21, da VR Editora.
  • "Participar da Feira de Livros de Frankfurt 2023 é um marco em nossa jornada. Estamos comprometidos em destacar a riqueza da cultura brasileira e expandir nosso alcance global. Durante a feira, tivemos a oportunidade de realizar duas dezenas de reuniões, o que nos permitiu estabelecer contatos importantes no mercado indiano e chinês, além dos tradicionais mercados da Europa e Estados Unidos. Estamos confiantes de que essas parcerias serão fundamentais para expandir nossa presença globalmente". - Julius Wiedemann, Editora Afluente
[20/10/2023 06:00:00]