Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #291 – O audiolivro e a Feira de Frankfurt, com Carlo Carrenho e Ana Julia Ghirello
PublishNews, Redação, 18/10/2023
Formato é destaque no evento, tem apresentado um crescimento expressivo em muitos países, e é visto como uma forma de chegar em novos leitores

Estamos no início da 75ª Feira do Livro de Frankfurt e tem sido uma constante das últimas edições: o destaque para os audiolivros. O formato tem apresentado um crescimento expressivo em muitos países, e é visto como uma forma de chegar em novos leitores. Em determinadas regiões, já é uma realidade, como na Suécia, onde respondem por mais da metade de unidades de livros vendidas. E é onde vivem os dois convidados deste episódio do Podcast do PublishNews: Carlo Carrenho, que além de nosso velho conhecido, fundador do PublishNews, é o embaixador de áudio da Feira de Frankfurt 2023. Consultor e analista editorial, ele é responsável pelo networking entre os visitantes profissionais e as empresas de áudio em espaço dedicado ao assunto no evento.

Também conversamos com Ana Julia Ghirello, General Manager de Expansion Markets e Vice Presidente de parcerias da Storytel, streaming sueca de audiolivros. Ela foi vice presidente de parcerias LatAm da HBO Max e General Manager do Streaming do Telecine.

Falamos sobre as particularidades de diferentes mercados, do brasileiro ao escadinavo, das expectativas sobre a Feira, dos movimentos da Storytel, Spotify e também da Audible no Brasil. Falamos ainda sobre o que podemos esperar para o crescimento do formato por aqui e claro, da presença da Inteligência Artificial na narração.

A editora assistente do PublishNews, Talita Facchini, esteve no lançamento da Audible no Brasil, no início de outubro, e conversou sobre o assunto com autora e colunista Vanessa Passos, e com Erico Borgo, autor de Nerd: Minha jornada de infância ao maior evento da galáxia. Você também ouve esses bate-papos no episódio.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações do episódio:


Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
O Podcast do PublishNews​​ conversou com a editora Via Lúdica para falar sobre quadrinhos na literatura infantil e infantojuvenil
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
A conversa aborda as estratégias de mercado, incluindo edições especiais e livros se transformando em objetos de consumo
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nessa semana, o destaque é a obra '30 Dias em uma jornada de autoconhecimento – Volume 1', de Adriana do Nascimento Silva, sobre a busca constante de si
O Podcast do PublishNews​​ conversou com a editora Via Lúdica para falar sobre quadrinhos na literatura infantil e infantojuvenil
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende o acesso e investimentos em mediação cultural para excluídos da literatura
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
O cinema influenciou toda minha literatura, que é pura imagem. Cada um de meus livros nasceu de imagens
Ignácio de Loyola Brandão
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar