Apanhadão da semana: Pesquisa para compra de livros de Secretaria do RJ foi com empresas que não produzem livros
PublishNews, Redação, 22/09/2023
Pesquisas feitas pela Seeduc RJ foram feitas em empresas que não estão relacionadas com o setor. Ontem (21), a Secretaria suspendeu a compra​ milionária após denúncias de irregularidades

Secretaria Estadual de Educação © Divulgação
Secretaria Estadual de Educação © Divulgação
No g1, a notícia de que pesquisas feitas pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro para o fechamento de contrato de aquisição de livros sem licitação, no valor de mais de R$ 618 milhões, foram feitas em empresas que não estão relacionadas com o setor. Uma das gráficas procuradas afirmou ao g1 que trabalham com sacolas de papel e plásticas personalizadas. A contratação foi realizada em um modelo conhecido como adesão a ata em registro de preços. Ao todo, a Secretaria de Educação comprou sete títulos. O RJ1 teve acesso ao relatório de compras de um deles. Na quinta-feira (21), a Secretaria suspendeu a compra milionária após denúncias de irregularidades.

Maurício Meireles publicou uma análise na Folha de S. Paulo sobre a abertura de um novo caminho para o mercado editorial com o fim da Saraiva e da Livraria Cultura. Nessa semana, a Saraiva dispensou todos os seus colaboradores e fechou suas cinco lojas remanescentes.

No jornal O Globo, uma entrevista com o produtor, roteirista e autor de livros jovens-adultos Abdi Nazemian, que esteve presente na Bienal do Livro Rio. Ele afirma que "os jovens de hoje se sentem mais confortáveis sendo LGBTQIA+". Abdi esteve no filme Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino.

O Estadão publicou uma notícia sobre a suspensão da impressão da biografia de Suzane von Richthofen pela editora Matrix, após informação sobre possível gravidez.

O Valor Econômico recuperou a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro com enfoque no fato de que os leitores preferem livro físico, mas compram pela internet. Entre 2021 e o ano passado, as livrarias exclusivamente digitais aumentaram sua participação no faturamento em mais de cinco pontos percentuais, passando de 29,9% para 35,2% do total.

A Agência Brasil falou sobre projeto BiciBiblioteca, que promove a troca de livros usados por novos em uma bicicleta itinerante, em esforço de estimular a leitura. A Coluna Literária do Jornal do Comércio falou sobre estudantes premiados que receberam homenagem na Academia Pernambucana de Letras.

Tags: Apanhadão
[22/09/2023 10:30:00]