Após fusão, TAG e Dois Pontos lançam 'Nada anônimas', com autoras do movimento feminista
PublishNews, Redação, 13/09/2023
Box reúne cinco livros de autoras silenciadas pelo sistema patriarcal entre o fim do século XIX e início do século XX

A livraria online Dois Pontos e o clube de assinaturas TAG, que anunciaram a fusão de suas operações em agosto, anunciam o primeiro produto fruto da parceria: o box Nada anônimas, que conta com cinco livros escritos entre o fim do século XIX e início do século XX por notáveis mulheres que foram fundamentais para o florescimento do pensamento feminista, mas que foram silenciadas pelo sistema patriarcal ao redor do mundo.

“A coleção Nada Anônimas foi pensada para destacar grandes escritoras que buscavam ser visíveis em um mundo que fechava os olhos para elas. Nunca é tarde para ouvir o que estas mulheres têm a dizer, por isso, esse lançamento vem para que essas histórias permaneçam silenciadas”, conta Gustavo Lembert, atual CEO e sócio-fundador da TAG e Ana Paula Rocha, diretora de Operações. “Além de uma boa experiência do cliente, um dos focos da nova parceria é sempre trazer temas relevantes para sociedade como um todo, seja em futuros lançamentos ou em curadorias e dicas”, completa Ciça Pinheiro, diretora de Comunicação da operação.

A coleção traz livros de autoras que têm sido redescobertas, como é o caso de Júlia Lopes de Almeida, a brasileira da caixa, que, ainda que tenha alcançado imensa popularidade em sua época – era uma colunista de sucesso e lançou romances, em folhetins ou livros, que foram campeões de vendas, só recentemente passou a figurar entre as personagens do realismo literário ao lado de José de Alencar e Machado de Assis. Além disso, conta com Kate Chopin e Charlotte Perkins Gilman, autoras de língua inglesa que fazem parte de um mesmo movimento chamado “escrita feminina”, que em vez de contribuir com essas mulheres, diminuía a importância do que elas tinham a dizer.

A coleção reúne livros profundos e requintados, elaborados com a força de quem leu e estudou para estar no panteão dos melhores escritores do mundo. O box conta ainda com duas novidades: Juana Manso e Mary Seacole. Juana é argentina e foi incentivada nos estudos desde cedo. Quando forçada a um exílio no Brasil durante a ditadura de Manuel Rosas, se adaptou à cena intelectual e jornalística do Rio de Janeiro e fundou o Jornal das Senhoras, primeira publicação da América Latina feita por e para mulheres. Mistérios do Prata, o único livro que escreveu, é um romance histórico que narra a vida de um casal através de um viés político.

Já Mary Seacole nasceu em Kingston, capital da Jamaica. Filha de um militar escocês e uma curandeira negra, cresceu como uma menina livre em meio da escravidão ainda legalizada no país. Com a mãe, aprendeu sobre doenças tropicais, com essa experiência tentou se alistar para enfermagem durante a Guerra da Crimeia, mas foi impedida por racismo e machismo. Com recursos próprios, funda uma casa de assistência e tem um papel fundamental no apoio aos soldados. Sua vida como uma mulher negra independente que se aventurou pelo mundo rendeu um exemplar de suas memórias. As aventuras da sra. Seacole: uma autobiografia celebra sua vida frenética, generosa e imensamente rica.

O box Nada Anônimas já está disponível para compra com um preço especial na pré-venda: R229,90, no site da Dois Pontos.

Tags: Dois Pontos, TAG
[13/09/2023 09:30:00]