Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes reúne 90 expositores em Campinas
PublishNews, Redação, 12/09/2023
5ª edição da Feira será no dia 16 de setembro, das 11h às 21h, na Biblioteca Zink, com expositores de todo o Brasil e entrada gratuita

Feira SUB será realizada em Campinas | © Ricardo Lima
Feira SUB será realizada em Campinas | © Ricardo Lima
A 5ª edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes será realizada no próximo sábado, 16 de setembro de 2023, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink (Av. Benjamin Constant, 1633 – Campinas / SP), das 11h às 21h. O evento vai reunir 90 expositores, entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil, com trabalhos que se utilizam de diversas técnicas do campo das artes gráficas. São publicações como zines, revistas, livros, fotolivros, ilustrações, xilogravuras, serigrafia entre outros que tem em comum a baixa tiragem, a produção autoral e independente, o ineditismo e muita criatividade. A Feira SUB tem entrada gratuita.

“Será uma edição especial, de retomada de um evento que traz para Campinas o que tem de mais contemporâneo no cenário das publicações independentes. As feiras são lugares de divulgação dos trabalhos e conexão de pessoas – a gente já viu muitas parcerias acontecerem na Feira SUB”, conta Marcela Pacola, idealizadora e produtora da Feira SUB.

“As feiras de publicações são espaços de circulação da arte que transita entre a literatura, as artes visuais e o design. Também é um lugar de troca de experiências: quem está expondo é quem participou de todas as etapas, do começo ao fim da publicação. Saber desse processo, entender as técnicas e soluções gráficas utilizadas é algo muito surpreendente para o público. Por outro lado, para o artista, é gratificante esse retorno simultâneo do que seu trabalho desperta.”, complementa Fabiana Pacola, co-produtora da SUB.

No dia de abertura da Feira, 16 de setembro, em parceria com o Festival Hercule Florence de Fotografia, haverá uma ação de colagem de lambe, organizada por Ricardo Lima e Matheus Hofstatter, fotógrafo e artista expositor, respectivamente. A partir das 15h, tem som de vinil com Riva Rock Discos.

A Feira SUB é uma realização do Mix Estudio Criativo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” e da Extecamp por meio do Curso de Especialização em Design Gráfico - Instituto de Artes/Unicamp.

[12/09/2023 10:00:00]