Parceiras de longa data, Livraria Quixote e Relicário Edições celebram aniversários em Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 1º/09/2023
Evento neste sábado (2) reúne apresentação do DJ Pedro Kalil, surpresas musicais e poéticas, venda de chopp artesanal, livros da Relicário e da Quixote-Do com desconto e brindes

Claudia Massini, Maíra Nassif e Alencar Perdião na Livraria Quixote, em BH | © Relicário
Claudia Massini, Maíra Nassif e Alencar Perdião na Livraria Quixote, em BH | © Relicário
O primeiro lançamento de livro da Relicário, em outubro de 2013, bem como muitos outros eventos realizados em Belo Horizonte, cidade de origem da editora e da livraria, foram realizados na Quixote. Nada mais apropriado do que uma comemoração conjunta de seus aniversários que, fruto de uma feliz coincidência, marcam duas décadas da livraria (fundada em 2003) e uma década da editora (criada em 2013).

Será neste sábado (2) a comemoração de décadas entre livros das parceiras Relicário e Quixote – das 11h às 15h. O evento, como não poderia deixar de ser, ocorre entre livros, na loja da Quixote da Rua Fernandes Tourinho, 274 – conhecida pelos habitantes de BH como a “Rua das Livrarias”. Na ocasião haverá apresentação do DJ Pedro Kalil, surpresas musicais e poéticas, venda de chopp artesanal, livros da Relicário e da Quixote-Do com desconto e brindes.

Por dentro da história

Fundada em 2003 por Alencar Perdigão e Claudia Massini, a Livraria Quixote teve como inspiração o cavaleiro quixotesco do romance de Miguel de Cervantes na alma do negócio. Imaginar mundos faz parte da “realidade” da equipe, não à toa apaixonada por histórias e textos de variados perfis.

“A transformação proporcionada por encontros, como esse com a Relicário, faz a gente pensar sobre o que seria a Fernandes Tourinho, 274, sem um espaço de troca e transformação, onde livros novos chegam e proporcionam abraços e cumprimentos antes de ganharem o mundo, pessoas encontram histórias, poesias, editoras e sobretudo, outras pessoas”, reflete Alencar Perdigão, um dos fundadores da livraria.

“A Quixote vem se afirmando como um dos principais espaços de encontro e trocas culturais na cidade. Não significa apenas ter livros disponíveis para o público, mas sim os livros que cultivamos em nosso espaço, as oportunidades de convivência, (re)encontros, conversas e ideias que circulam aqui”, diz Claudia Masini Tonioni, coproprietária.

O livro é, por excelência, o relicário das letras

Fundada em 2013 pela mineira Maíra Nassif, a Relicário Edições completa sua primeira década com o propósito de preservar e divulgar os saberes e memórias postos em letras e palavras por seus autores.

Com catálogo que ultrapassa 160 títulos e mais de uma centena de autores brasileiros e de outras nacionalidades, a Relicário publica ficção literária, ensaio, filosofia, poesia, crítica, humanidades, psicanálise, arte. Nos últimos anos, ao crescer em projeção nacional e circulação de títulos e quantidade de exemplares, bem como público leitor em cidades nas cinco regiões do país – fruto de seu investimento em capitanear, sobretudo, escritoras que se tornam “autoras-projeto” – caso de Alejandra Pizarnik e Marguerite Duras –, a Relicário vem alcançando não apenas visibilidade, mas credibilidade entre críticos, curadores de festivais literários, professores, livreiros, divulgadores de livros em redes sociais, leitores que se identificam com os livros, eventos e conteúdos em seus canais de divulgação.

“As mudanças anunciam o novo ciclo da editora e, ao mesmo tempo, marcam a primeira década de conquistas e do que consolidamos como nosso DNA", afirma Maíra, fundadora e editora da casa.

A editora acaba de apresentar sua nova identidade visual. O novo logo representa a síntese do que permanece nesses 10 anos – o pensamento crítico e o cuidado na construção do catálogo e no relacionamento com autores/as, parceiros/as e leitores/as –, bem como o que se pretende para a próxima década – planejamento, pluralidade, acesso, inovação e muita literatura. Inspirado em verbetes de dicionários, o desenho da nova identidade contém a sutileza buscada em sua comunicação, linguagem e propostas estéticas.

A nova ID visual da Relicário | © Relicário
A nova ID visual da Relicário | © Relicário

FESTA 20 ANOS DA LIVRARIA QUIXOTE & 10 ANOS DA RELICÁRIO EDIÇÕES

Data: 2 de setembro, sábado

Horário: das 11h às 15h

Local: Livraria Quixote – Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – BH

[01/09/2023 08:52:47]