
Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, Bandeira trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo; também foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. No entanto, iniciou sua trajetória como escritor infantil em 1962 e desde então já publicou mais de 130 livros e vendeu mais de 28 milhões de exemplares.
Em 1972 teve suas primeiras histórias infantis publicadas em revistas da Editora Abril. A partir de 1983, se dedicou exclusivamente à escrita, marcando o início de uma jornada literária com a publicação do livro O dinossauro que fazia Au-Au.
O ponto culminante de sua carreira veio em 1984, quando lançou A droga da obediência. A obra deu origem à sua série mais famosa, Os Karas. Conhecido por produzir obras que marcam o público jovem, com seu tom contestador e ousado, Pedro traz em seu texto traços de humor e poesia, onde ele é responsável pela construção afirmativa da identidade infantil.
Além de ganhar o Prêmio Jabuti em 1986, com a obra O fantástico mistério de Feiurinha, Bandeira recebeu o Troféu APCA, o Prêmio Adolfo Aizen, o da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores, além do reconhecimento pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Em 2022, Pedro participou do Podcast do PublishNews. Na ocasião, ele falou sobre o seu amor pelos livros, contou passagens da sua infância, do seu tempo como jornalista e de como, por acaso, começou a escrever livros para os mais novos e nunca mais parou.
Ouça o episódio completo.