Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews recebe Pedro Bandeira
PublishNews, Talita Facchini, 21/03/2022
Autor de clássicos como 'A droga da obediência', 'Os karas' e 'A marca de uma lágrima' completou 80 anos este mês e conversou com nossa equipe sobre os mais variados temas

Em março, Pedro Bandeira, um dos autores mais vendidos de literatura infantojuvenil no país, completou 80 anos. Com mais de 40 deles dedicados a escrever histórias, ele tem muita coisa para compartilhar. Na sua bagagem constam ainda 130 obras produzidas, mais de 28 milhões de exemplares vendidos, segundo dados da sua editora, a Moderna, e diversos prêmios recebidos.

Nesta semana, Pedro é o convidado do Podcast do PublishNews. Com bom-humor e energia, ele compartilhou com a nossa equipe o seu amor pelos livros, contou passagens da sua infância, do seu tempo como jornalista e de como, por acaso, começou a escrever livros para os mais novos e nunca mais parou.

Bandeira falou ainda da importância da educação, racismo, sobre a importância de empoderar as crianças e de como os professores e alunos – segundo ele, “sabotadores do bem” – podem trazer esperança para o país. “Nós somos um país atrasado porque somos analfabetos iletrados, nossa história é essa. Dizem que o Brasil não deu certo. Não, o Brasil deu muito certo. O projeto que o Brasil começou em 1500 é esse que tá aí arraigado, vitorioso, é assim que se pretendeu fazer o país, logo, deu certo o que eles queriam fazer, não o que eu gostaria que fosse feito”, disse.

O seu trabalho como autor também passou pela conversa, segundo ele, “o bom autor é aquele que procura dar trela para o leitor”, que "deixa o leitor imaginar, complementar e fazer o seu próprio personagem”. “Os meus personagens são o que você quiser que sejam”, contou alegre, admitindo ainda que, se não reescrever uma obra pelo menos 20 vezes, não entrega para a editora.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB (Facebook, Twitter e Instagram), a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Os três proprietários novatos falaram sobre a luta diária de viver da venda de livros e também sobre caminhos para transformar o trabalho em uma atividade sustentável
Proposta do novo livro da autora é ser uma reflexão sobre o próprio processo de escrever, a partir de princípios que estruturam o texto
Neste episódio, recebemos três convidados: Gustavo Martins de Almeida, advogado e professor; Ricardo Ramos Filho, escritor e neto de Graciliano; e o professor da USP e especialista na obra, Thiago Mio Salla
Na conversa, aprofundamos as análises da pesquisa com Mariana Bueno, coordenadora da Nielsen BookData
Profissionais falam de suas impressões iniciais de 2024, bem como suas expectativas para diversos assuntos, do varejo das lojas físicas ou on-line, assuntos tecnológicos, audiolivros, e outros
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Eu nunca respondo a críticas e, aliás, nem a elogios.
Will Self
Escritor britânico
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar