
As aulas serão apresentadas pelo YouTube do Museu nos dias 31 de agosto e 14 e 21 de setembro (às terças-feiras), das 19h30 às 21h30. O tema da primeira aula será a exposição temporária Essa nossa canção, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até março de 2024, que aborda o elo profundo entre o português e a canção popular brasileira. Consultor especial da mostra, José Miguel Wisnik vai comentar os conceitos e as diretrizes do projeto, que tem ainda a curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader e a curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.
Na segunda aula, no dia 14 de setembro, o músico e linguista Luiz Tatit aborda as relações entre música e letra na canção, um dos tópicos fundamentais da exposição. Na mostra, Tatit, inclusive, aparece cantando a música Conceição (Jair Amorim/Dunga), sucesso no repertório de Cauby Peixoto, em uma sala na qual artistas contemporâneos interpretam clássicos do cancioneiro brasileiro à capela.
Por fim, na última aula do curso, no dia 21 de setembro, o etnomusicólogo e professor de história social da música Rafael Galante expõe o legado civilizatório africano na poética da canção popular brasileira.
O Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.