
Ele participará também da festa de aniversário de 60 anos da Mônica, momento que o público será convidado a cantar parabéns para ela; estará presente na mesa de abertura da Bienal para celebrar os 40 anos do evento, e na sessão de fotos, após a mesa. Além disso, também fará sessão de autógrafos, em alguns horários, nos dias 2 e 3 de setembro.
Dentro da comemoração em dose dupla (60 anos da Mônica, 40 da Bienal), a MSP terá espaços para os visitantes fazerem fotos e vídeos e compartilhar suas experiências em suas redes sociais. Entre eles, uma Parede de Recados da Panini para que o visitante possa deixar sua mensagem de aniversário para a Mônica, em comemoração aos seus 60 anos. Bonecos de fibra, além do Coelhadas Gigantes (Coelhão de 11,5 metros que está viajando pelo Brasil), também farão parte das ações da MSP durante a Bienal.
Como atividade especial, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro escolherá seis escolas para receberem tiras em comemoração aos 60 anos da Mônica. Cada escola irá colorir uma década da personagem que estará representada em 10 tiras, e todas elas ficarão expostas no evento.
Será realizado também um sampling de orelhinha dentro do estande da Panini, junto aos marca-páginas comemorativos. Serão 5 mil orelhinhas do Sansão para os fãs marcarem a Panini nas suas redes sociais no Instagram da Turminha, e mais 5 mil marca-páginas de presente para os fãs na compra de qualquer título da Mauricio de Sousa.
No dia 2 de setembro, às 13h, nas ações do selo Graphic MSP, haverá um bate-papo com os autores Jefferson Costa e Rafael Calça, seguido de sessão de autógrafos, com o objetivo de realizar uma roda de conversa sobre suas obras, inspirações e expectativas do lançamento após o prêmio Jabuti com Jeremias – Pele, e finalista com Jeremias – Alma. Às 15h o editor Gustavo Borges terá uma atividade com storytelling da sua Graphic Cebolinha Recuperação, com as crianças. No dia 3 de setembro, às 17 horas, haverá sessão de autógrafos com Guilherme Sousa com o recém-lançado Xaveco Vitória (Panini).
Dentre os títulos que serão lançados, estão Corpo Humano e Dinossauros para colorir (Girassol Edições); Biblioteca Mauricio de Sousa - Cebolinha (Panini); Turma da Mônica - Vamos aprender o ABC, Turma da Mônica - Amigos do bairro do Limoeiro (Ciranda Cultural), entre outros.
PROGRAMAÇÃO COM MAURICIO DE SOUSA:
Dia 01/09 – Sexta-feira
14h – Atividade Infantil: Participação do Mauricio de Sousa na Festa de Aniversário da Mônica, momento que o público será convidado a cantar parabéns para ela. (Pavilhão Laranja)
15h30 - Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha no estande da Secretária de Educação Municipal do Rio de Janeiro no dia:
16h – Palavra-Chave: Participação do Mauricio de Sousa na Mesa de abertura da Bienal para celebrar os 40 anos do evento com autores que fizeram parte dessa história. - 40 anos de Bienal - Uma celebração: Ruy Castro, Thalita Rebouças, Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado, com mediação de Clara Alves (Pavilhão Azul)
17h30 - Sessão de fotos após Mesa - local: Praça de Autógrafos ao lado do Palavra-Chave (Pavilhão Azul).
17h30 – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha na Ed. Girassol
Dia 02/09 – Sábado
11h - Bate-papo: Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini) - A TRANSFORMAÇÃO DO JEREMIAS NA TURMA DA MÔNICA - com Jefferson Costa, Rafael Calça e Sidney Gusman. Como as Graphics MSP do personagem discutiram racismo, ancestralidade e igualdade, e ajudaram no aumento da representatividade nos gibis da empresa. Mediadora: Milene Enevoada - Local: Pavilhão 4 – Verde – Estação Plural - Títulos envolvidos: Graphics Novel Jeremias Estrela, Jeremias Pele e Jeremias Alma.
14h – Sessão de autógrafos: Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini)
14h30 – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha na Ed. Girassol
15h - Gustavo Borges: atividade com storytelling da sua Graphic Cebolinha Recuperação
15h – Páginas na Tela: Mauricio de Sousa, Daniel Rezende e Rodrigo Paiva – (Pavilhão Verde)
16h – Sessão de autógrafos: Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini)
17h – Sessão de autógrafos: Guilherme Sousa, com o recém-lançado Xaveco Vitória (Panini)
18h – Sessão de autógrafos: Gustavo Borges, autor de Cebolinha Recuperação (Panini).
Dia 03/09 – Domingo
11h – Ediouro – Sou um Rio - Sessão de autógrafos com Mauricio de Sousa – 50 senhas - com a presença dos personagens Mônica e Cebolinha no estande da Editora
15h – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha na Ed. Girassol
16h – Ed. Panini - Lançamento - Biblioteca Mauricio de Sousa – Cebolinha – Sessão de autógrafos – Local: Estande Editora Panini