O foco está em selecionar obras inéditas que tenham como temática o afrofuturismo, movimento cultural, artístico e filosófico que combina elementos da cultura africana e da diáspora africana com a ficção científica, a fantasia e a tecnologia.
Serão selecionadas três obras redigidas originalmente em português do Brasil. Os autores e autoras têm liberdade para decidir sobre o que escrever, podendo trabalhar em qualquer gênero, técnica ou estilo literário, desde que mantenham características fundamentais das narrativas afrofuturistas.
Podem participar do concurso todos os cidadãos brasileiros natos ou naturalizados, de quaisquer idades, residentes no Brasil, que concordem com os termos do Edital e inscrevam trabalhos de sua própria autoria e/ou propriedade.
As obras premiadas serão oferecidas gratuitamente ao público, com versões digitais a serem disponibilizadas pelo site da Fundação Palmares.
Cada participante poderá concorrer com uma única obra literária, contendo no mínimo 29 páginas, sem contar com capa e folha de rosto.