Bienal do Livro Rio: Editoras estreantes no evento priorizam conexões com leitores
PublishNews, Guilherme Sobota, 24/08/2023
Parcerias com outros agentes do mercado, divulgação dos trabalhos, lançamentos de livros e outras ações fazem parte dos planos de empresas que estarão pela primeira vez na Bienal

Protótipo do estande da Editora Vida, uma das estreantes da Bienal do Livro Rio | © Editora Vida
Protótipo do estande da Editora Vida, uma das estreantes da Bienal do Livro Rio | © Editora Vida
Editoras e empresas chegando pela primeira vez à Bienal do Livro Rio – que começa na próxima sexta-feira (1º), e vai até o outro domingo (10), no Riocentro – têm uma intenção em comum: se conectar com os leitores e oferecer uma vitrine para os seus catálogos. Isso independente dos gêneros literários e editoriais ou mesmo do sucesso em vendas – embora elas também sejam importantes, claro.

É o caso da Editora Vida, dedicada à literatura cristã e casa do livro mais vendido do ano em livrarias, Café com Deus pai, edição 2023, de Junior Rostirola. “Reconhecemos que participar da Bienal não só amplia nosso alcance para diversos leitores, mas também fortalece nossos laços com autores e leitores”, diz ao PublishNews o diretor comercial Renan Menezes. “Estar na Bienal é uma escolha estratégica que beneficia nossa editora e o público apaixonado por literatura”.

A editora estará com um estande de 120m² na Rua 33 do pavilhão verde. “Enquanto as vendas são uma parte natural da participação, nosso principal objetivo é consolidar a presença da Editora Vida como uma referência no cenário literário”, diz Renan. “Através de sessões de autógrafos e interações significativas, estamos ansiosos para oferecer um espaço onde o público possa se conectar pessoalmente com nossos autores. Além disso, vemos a Bienal como uma ocasião valiosa para solidificar parcerias com livrarias e outros agentes do mercado”.

Deive Leonardo, pregador com mais de 13 milhões de seguidores e autor da casa, participa da programação oficial da Bienal e também estará no estande. Outros nomes como Davi Lago, Jey Reis, Karina Bacchi, Israel Subirá, Viviane e Telmo Martinello são algumas das atrações.

Quem também chega com entusiasmo – e como o primeiro espaço dedicado especialmente a livros de fotografia na história da Bienal – é a Editora Luminatti, do fotógrafo Ricardo Siqueira. Ele explica que participar do evento sempre foi uma espécie de sonho para a empresa, mas ele considerava praticamente inviável para uma editora de pequeno porte, do ponto de vista comercial. “E aí no ano passado me ocorreu a ideia de que eu deveria divulgar mais o segmento de livros fotográficos e poderia fazer dentro da Bienal um projeto cultural de divulgação. Fiz essa proposta para a Prefeitura do Rio e estamos fazendo o estande com apoio deles”, conta, – via Lei de Incentivo à Cultura.

Foto de Ricardo Siqueira, da Luminatti, no livro 'Água Salgada' | © Ricardo Siqueira
Foto de Ricardo Siqueira, da Luminatti, no livro 'Água Salgada' | © Ricardo Siqueira
“Nossa expectativa é muito mais de divulgação dos fotógrafos enquanto autores de livros do que exatamente um sucesso comercial”, explica. “Queremos que o fotógrafo tenha espaço como autor, um contador de histórias por meio da linguagem visual”. A intenção é preencher o estande de fotografias para chamar atenção, expor livros do gênero e receber palestras e roda de conversas, com nomes como Ana Branco, André Arruda, Edu Simões, João Farkas, Rogerio Reis, Valdemir Cunha e Yara Schreiber, entre outros. A editora ocupa o estande T27 do Pavilhão Verde, com 25 m².

Outra editora que participa pela primeira vez da Bienal do Rio é a Morro Branco, voltada para literatura internacional, e que começou sua história na Bienal de São Paulo. A casa prepara para o evento deste ano o lançamento do seu novo selo voltado ao público infantil, Morrinho, e também terá dois grandes lançamentos: A bibliotecária de memórias e outras histórias de Dirty Computer, da artista, cantora e compositora Janelle Monáe, e Wolfsong – O chamado, de T.J. Klune.

“A oportunidade de receber o carinho dos fãs de longa data e apresentar o nosso trabalho para novos é inigualável, e estamos com uma expectativa muito boa em termos de vendas”, explica Victor Gomes, publisher da Morro Branco. O estande terá 110m², localizado no pavilhão 3, M16 – L17. A editora também celebra o seu aniversário de sete anos no evento.

Fabián Castro, Beatriz Soares (editora) e Malu Simões; AllBook celebra cinco anos na Bienal | © Arquivo pessoal
Fabián Castro, Beatriz Soares (editora) e Malu Simões; AllBook celebra cinco anos na Bienal | © Arquivo pessoal
Quem também celebra o aniversário é a AllBook, criada em 2018 e voltada para romances de ficção. “Nossa expectativa é de poder conhecer novos leitores, autores e influencers”, explica a editora-executiva Beatriz Soares. “Desde a nossa estreia no mercado, temos tido um retorno incrível do público e esperamos conseguir estreitar ainda mais os laços com aqueles que já são nossos clientes e aumentar a base de clientes novos. Fizemos muitas pesquisas com nossos clientes para saber o que eles esperavam de uma Bienal, o que não poderia faltar e trouxemos um time de autores nacionais novas para deixar o estande com tudo”. O estande fica no Pavilhão verde, Q16, e terá 50m².

Experiências e desafios

Entre as editoras consultadas pelo PublishNews, o maior desafio tem sido mesmo o de pensar e montar o estande e a programação própria nos espaços. “O aspecto mais delicado tem sido a logística envolvendo nossos autores e o lançamento dos melhores materiais durante o evento”, explica Renan Menezes, da Vida.

Beatriz Soares, da AllBook, vai na mesma linha. “O maior desafio acredito que seja o estande em si: o tamanho ideal, a quantidade de livros, espaços de fotos, o que colocar em destaque. Por ser o nosso primeiro ano com estande próprio, algumas coisas ficamos em dúvida do que realmente é necessário ter e de que área investir mais”, afirma.

Apesar da experiência na Bienal de São Paulo, Victor Gomes, da Morro Branco, conta que cada evento tem sua especificidade. “Diferente de outros eventos, ao optarmos por ter um estande na Bienal ganhamos uma obrigação de não somente disponibilizar os nossos livros, mas criar experiências únicas, seja no processo de compra ou nas inúmeras interações que criamos para os nossos leitores. Então pensar, estruturar e colocar em prática as ativações que planejamos para o evento é certamente um desafio extra, e com centenas de micro etapas que precisam ser cuidadosamente monitoradas para que possamos criar a melhor atmosfera possível”, diz.

“É realmente impressionante a quantidade de pequenas providências e detalhes que vão surgindo no caminho”, comenta Ricardo Siqueira, da Luminatti. “É preciso contar com um time grande de terceirizados para funcionar e chegar até o fim. Mas é gratificante ver a coisa acontecendo. Acreditamos que o estande ficará bem resolvido e terá uma boa repercussão”, afirma.

A expectativa do trabalho minucioso, unânime entre os entrevistados, é a de que o encontro os leitores fará a empreitada, para eles inédita, valer a pena.

Veja a programação das editoras na Bienal do Livro Rio:

Vida

Morro Branco

Luminatti

AllBook


[24/08/2023 09:11:32]