Arthur de Faria lança em São Paulo sua biografia de Lupicínio Rodrigues
PublishNews, Redação, 16/08/2023
Narrativa entrelaça vida pessoal de Lupi, um compositor negro no sul do Brasil, com bastidores de composições como 'Felicidade' e 'Nervos de aço'

Recorte da capa do álbum 'Dor de cotovelo' @ Reprodução
Recorte da capa do álbum 'Dor de cotovelo' @ Reprodução
O músico e jornalista Arthur de Faria celebra em São Paulo o lançamento de Lupicínio: uma biografia musical (Arquipélago). A sessão de autógrafos ocorre nesta quarta-feira (16), às 18h30, na Livraria da Vila da Alameda Lorena (Alameda Lorena, 1501– São Paulo / SP).

No volume, resultado da pesquisa de doutorado do autor, ele mergulha na trajetória de um dos maiores compositores da música popular brasileira: a infância no bairro da Ilhota, em Porto Alegre, a rotina boêmia e doméstica de Lupi, encontros memoráveis com Elis Regina, Elza Soares, João Gilberto e Caetano Veloso, e os bastidores de composições como Se acaso você chegasse, Nervos de aço, Vingança e Cadeira vazia.

No livro, o terceiro da série de biografias musicais escritas por Arthur de Faria, a história de Lupicínio Rodrigues, um compositor negro de classe média-baixa no sul do Brasil, é contada no contexto da censura na Era Vargas, do nascimento do samba e da música regional. Em marcos de celebração e esquecimento, a vida e a obra de Lupi se entrelaçam entre os depoimentos de parceiros musicais, amigos e familiares e as análises cuidadosas do autor sobre a genialidade das letras e melodias desse gigante da música popular brasileira.

[16/08/2023 09:30:00]