Editora Ubu realiza curso sobre Robinson Crusoe
PublishNews, Redação, 08/08/2023
As aulas virtuais 'Robinson Crusoe: indivíduo e experiência' serão ministradas pela professora Sandra Vasconcelos e ocorrem nos dias 28 e 29 de agosto

A editora Ubu realizará as aulas virtuais "Robinson Crusoe: indivíduo e experiência" para discutir o romance Robinson Crusoe, de Daniel Defoe. A convidada para ministrar duas aulas sobre o clássico de Defoe é a professora de literatura da USP Sandra Vasconcelos. O minicurso virtual acontece segunda, 28 de agosto, e terça, 29 de agosto. A inscrição é gratuita para assinantes do Circuito Ubu.

O curso pretende discutir o romance de Daniel Defoe no contexto da ascensão do gênero na Inglaterra de inícios do século XVIII, tendo como foco principal a questão do indivíduo e a centralidade da experiência. Por meio do exame de sua estrutura narrativa, o objetivo é compreender em que medida sua forma autobiográfica (memória e diário) configura um espaço de exposição dos problemas de uma sociedade em processo de mudança.

Aula 1: Fascínio pelo mar, desejo de fortuna.

Aula 2: Colonialismo e escravidão

As aulas são gravadas e disponibilizadas para todos os inscritos. A Ubu disponibiliza 10 bolsas para estudantes de baixa renda. Caso tenha interesse, escreva para circuito@ubueditora.com.br.

[08/08/2023 08:30:00]