Jornal Cândido explora o universo da teledramaturgia brasileira na edição de julho
PublishNews, Redação, 01/08/2023
Saiba mais sobre as mudanças e os rumos deste tema que fascina o público mundial pela narrativa e identidade

No jornal Cândido de julho, da Biblioteca Pública do Paraná, Hiago Rizzi mergulha no universo da teledramaturgia brasileira e investiga sua relação com a literatura. A reportagem analisa as mudanças e aponta os rumos deste tema que fascina o público mundial pela narrativa e identidade. O especial apresenta ainda uma seleção de livros e novelas adaptadas.

Este número traz também uma entrevista especial com José Celso Martinez Corrêa — que faleceu neste mês, em São Paulo, aos 86 anos —, concedida a Sábato Magaldi e Perla D. Melcherts em 1990, para o suplemento cultural Nicolau, editado pela Secretaria do Estado da Cultura (SEEC) até 1998.

A especialista em literatura hispano-americana Josely Vianna Baptista traduz o poeta mapuche Leonel Lienlaf, nascido em Alepue, Chile. Os dois poemas publicados no Cândido integram Ül: Four Mapuche Poets (1998), e foram traduzidos a partir da versão original em espanhol. Os originais em mapudungun ilustram a riqueza do idioma dos Mapuche.

Outros destaques do Cândido 140: um editorial da fotógrafa Mariana Alves, no centro de Curitiba, poemas de Douglas Laurindo e textos de Fernanda Ribeiro e Nícolas Wolaniuk, dois ganhadores da 5ª edição do Concurso Literário Luci Collin, promovido durante a XXV Semana de Letras da UFPR. A ilustração da capa é de Raro de Oliveira.

[01/08/2023 09:30:00]