Após iniciar seu trabalho na Perspectiva, sob a mentoria de Jacó Guinsburg, e permanecer na editora por 18 anos, Plínio foi para a Edusp, onde participou da publicação de mais de 1,6 mil livros – 80 deles receberam o Prêmio Jabuti. Na Ateliê Editorial, se dedica com esmero à publicação de livros com toques artesanais.
Além de falar de temas como o preço do livro e a Lei Cortez, Plínio também abordou no Sabatina PublishNews outras questões relacionadas ao seu trabalho, como a Festa do Livro da USP e edições "sensíveis" de livros com temas complexos.
"Quando a gente fez a Festa do Livro da USP, o intuito era formar leitores", comentou. "Vender os livros sem o valor da consignação para as livrarias. Era uma espécie de ajuda para pequenos editores que passavam sufoco no final do ano. Hoje, todo mundo aderiu ao modelo. Tem críticas, mas foi a solução que achamos para o livro acadêmico escoar com alguma facilidade".
Plínio Martins Filho também é autor e organizador de vários livros, entre eles Edusp – Um projeto editorial e Manual de editoração e estilo, vencedor em 2017 do Prêmio Jabuti de melhor livro de Comunicação. Atualmente, Plínio é professor do curso de Editoração da ECA-USP, editor da Revista LIVRO, coordenador das publicações da Biblioteca Brasiliana-USP e editor na Edusp, além de ter a sua editora, a Ateliê Editorial.
Recentemente, foi publicada pela editora WMF Martins Fontes a obra Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo, de Ulisses Capozzoli, que narra a trajetória de vida e trabalho editorial de Plinio Martins Filho. No livro, Capozzoli não se limita à narrativa do biografado, mas a insere no quadro muito mais amplo da historicidade, acompanhando a trajetória e as contribuições de editores internacionais.
O editor foi entrevistado por Jean-Pierre Chauvin, professor associado do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde pesquisa e leciona Cultura e Literatura Brasileira; Talita Facchini, editora-assistente do PublishNews, e Beatriz Sardinha, estudante da ECA-USP e estagiária da redação do PN. Ana Lima Cecilio, atualmente gerente de conteúdo da Livraria Dois Pontos, não pôde participar por conta de um imprevisto, mas enviou perguntas que foram utilizadas na conversa.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?