
"A gente se propôs a abrir uma livraria no Bom Retiro porque não tinha nenhuma, mas também não queríamos qualquer livraria… a gente queria abrir uma livraria voltada para as comunidades de imigrantes do bairro", explica Agatha Kim, uma das sócias, junto com Paulina Cho e Yara Hwang. "O bairro há mais de 140 anos recebe imigrantes. Primeiro vieram italianos, depois judeus, e minha família (coreana) veio nos anos 1970. Em muitos dos casos, as comunidades são subrepresentadas na literatura. Por exemplo, com a comunidade hispano-falante (boliviana, paraguaia e equatoriana), tivemos muita dificuldade de achar autores publicados. É difícil também trazer importados com preço acessível. Temos um olhar especial também para não ficção e infantil. Queremos manter esse olhar para países específicos e temáticas de migração e diásporas. Tivemos ajuda para fazer curadoria, e suando chegamos em 2 mil títulos. Não é muito. Temos sete títulos, apenas, sobre a Bolívia ou de autores bolivianos", comentou, em entrevista ao Podcast do PublishNews.
Localizada dentro de uma galeria – o Centro Comercial do Bom Retiro, inaugurado na década de 1960 com projeto do arquiteto polonês Lucjan Korngold –, a Aigo tem 60 metros quadrados divididos em dois andares, e sua especialidade são livros das diásporas leste-asiática, hispana falante, leste-europeia e árabe e outras migrações. São obras em português, mas também nas línguas originais.

A Aigo está trabalhando com quatro distribuidoras e com 30 editoras de maneira direta.
Sobre a competição com o on-line – lembrando que as livrarias exclusivamente virtuais se tornaram o principal canal de vendas do setor editorial brasileiro em 2022 –, Agatha aposta no contato direto com os leitores.
"Dá muito para ver o papel de estar com as pessoas, o tempo todo fica entrando gente", disse Agatha, há uns dias, antes da abertura oficial da livraria. "A internet não é muito um lugar de descoberta (para os livros). A livraria consegue fazer isso. Como estamos pensando muito no público daqui, as pessoas vão se surpreender ao encontrar esses livros", comenta.
A Aigo é inaugurada nesta quinta-feira, 27 de julho de 2023, e funciona de segunda à sexta, de 10h a 18h, e aos sábados das 9h às 15h. O site é www.aigolivros.com.br.