Dandara dos Palmares é homenageada no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
PublishNews, Redação, 25/07/2023
Com traços de Milena, guerreira e defensora do Quilombo dos Palmares é a mais nova Dona da Rua da História da Turma da Mônica

Neste Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07), a Mauricio de Sousa Produções (MSP) faz uma homenagem a Dandara dos Palmares. Ela está sendo celebrada pelo projeto Donas da Rua, que tem como um de seus objetivos proporcionar visibilidade a mulheres notáveis, inspirando meninas e outras mulheres a conquistarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. Representada por Milena, uma personagem que incorpora o conceito de empoderamento em sua personalidade, Dandara é a mais recente Dona da Rua da História.

Companheira de Zumbi, Dandara dos Palmares foi reconhecida como guerreira e estrategista na defesa do Quilombo dos Palmares, o maior símbolo da resistência negra no Brasil. O local, situado na Serra da Barriga, era refúgio para os povos que lutavam contra a escravização no século 17. Desde 1985, é reconhecido como um Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e, em 2017, a localidade recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Em 2019, 22 anos depois, Dandara dos Palmares teve seu nome inscrito junto ao de Zumbi no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Junto à mãe de Luís Gama, um dos principais abolicionistas do Império, Dandara foi uma das primeiras mulheres negras a receber a honraria. Antes dela, havia apenas duas mulheres na lista, Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil, e Anita Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e do processo de unificação da Itália.

Sempre perseguindo o ideal de liberdade, Dandara não tinha limites quando o que estava em jogo era a segurança do quilombo. Ela defendia a paz em troca de terras no Vale do Cacau. Essa proposta do governo português seria um passo para a destruição da República de Palmares e a volta à escravidão. Dandara foi presa e, logo após, cometeu suicídio para não voltar à condição de escravizada.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é uma data que tem como objetivo reconhecer a luta e a resistência dessas mulheres ao longo da história, bem como destacar suas contribuições significativas para a sociedade e cultura.

[25/07/2023 11:30:00]