Mostra no IMS Paulista exibe filmes com temáticas feministas do Centro Audiovisual Simone de Beauvoir
PublishNews, Redação, 24/07/2023
Filmes preservados pela instituição francesa trazem desde registros de manifestações e greves de trabalhadoras até retratos de personalidades, como Angela Davis e Flo Kennedy

A partir de 26 de julho, o cinema do IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424, São Paulo / SP) exibe a maior retrospectiva do Centro Audiovisual Simone de Beauvoir (CaSdB), de Paris, já realizada no Brasil. Intitulada Arquivos, vídeos e feminismos: o acervo do Centro Audiovisual Simone de Beauvoir, a mostra apresenta 23 filmes, e prossegue até o fim do ano, com programas mensais.

Na abertura (26/7), às 19h30, serão exibidos os filmes A conferência sobre a mulher – Nairóbi 85 (1985) e Os racistas não são nossos camaradas, nem os estupradores (1986). A sessão será seguida de debate com Barbara Rangel, curadora da mostra e diretora-geral do CaSdB, a pesquisadora Rosane Borges e Glênis Cardoso, crítica de cinema e editora da revista Verberenas, voltada para o cinema realizado por mulheres.

Em 1982, as cineastas e militantes francesas Delphine Seyrig, Carole Roussopoulos e Ioana Wieder fundaram o Centro Audiovisual Simone de Beauvoir (CaSdB), em Paris. O intuito era preservar e difundir o extenso material realizado por coletivos audiovisuais feministas desde o final da década de 1960, além de produzir e distribuir novos títulos. Entre filmes históricos e contemporâneos, o centro reúne um amplo acervo, que inclui desde registros de conferências feministas e greves de trabalhadoras até obras que tratam de temas como aborto, democracia, prostituição e estereótipos televisivos.

Grande parte dos filmes exibidos foi produzida na década de 1970, num contexto de emergência de equipamentos de captação de imagem portáteis. Com essas pequenas câmeras, os coletivos feministas passaram a criar suas próprias narrativas, utilizando o audiovisual como ferramenta de mobilização e difusão de suas lutas. A programação inclui ainda documentários contemporâneos que reconstituem as trajetórias de Delphine Seyrig e Carole Roussopoulos, registrando o encontro entre as duas, suas relações com o entorno e as batalhas conduzidas com as câmeras nas mãos.

Sobre a seleção exibida na mostra, a curadora Barbara Rangel comenta: “Nos filmes propostos, o registro de testemunhos e vivências é consciente de sua importância para a transmissão da luta e da história feministas. Seja através de práticas de contrainformação bem-humoradas ou de vídeos institucionais, são obras que atuam como ponto de partida para o aprofundamento dos debates aos quais se propõem, não como um fim em si mesmas. A exibição dessas, que nada mais é do que uma continuidade da preservação dessas memórias, permite descobertas das intersecções com o tempo presente, sem perder de vista seu contexto histórico.”

Tags: Cinema, IMS
[24/07/2023 10:00:00]