
A cerimônia de premiação do VI Prêmio LeBlanc – que tem categorias de literatura fantástica e quadrinhos – ocorreu na última sexta-feira, 14 de julho, no Sesc São João de Meriti, com transmissão pelo Instagram do prêmio. O LeBlanc é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Nas categorias de Literatura Fantástica, Assombros (Draco), de Zé Wellington, foi considerada a melhor antologia/coletânea nacional, enquanto o melhor romance nacional de 2022 foi para A roda de Deus (Jambô), de Leonel Caldela.
No campo dos Quadrinhos, Ovelha negra, publicação digital criada por Carlos Felipe Figueiras e B. Horn, venceu na categoria história em quadrinhos independente. Já Sussurros do caos rastejante (Jambô), de Fábio Yabu e Fred Rubim, foi o grande vencedor na categoria história em quadrinhos publicada por editora.
Entre os Games, Fobia – St. Dinfna hotel, desenvolvido pela Pulsatrix Studios, levou o prêmio de jogo do ano. E O cordel do reino do sol encantado (New Order), de Pedro Borges, venceu como melhor RPG nacional, categoria criada este ano para prestigiar os livros de regras e suplementos de RPG de mesa.
Por fim, entre os destaques da categoria Animação, o prêmio de melhor longa animado nacional foi para A lasanha assassina, dirigido pela roteirista, produtora e diretora Ale McHaddo. Já Turma da Mônica, uma produção do Cartoon Network, Mauricio de Sousa Produções e Split Studio, levou o troféu de melhor série de animação nacional. O VI Prêmio LeBlanc é uma iniciativa que visa destacar e celebrar a produção nacional em diversas áreas artísticas.
Confira todos os ganhadores da edição do prêmio: