Penguin Random House demite cerca de 60 funcionários nos EUA
PublishNews, Redação, 19/07/2023
Demissões seguem a oferta de aposentadoria proposta pela editora e inclui diversos editores veteranos, especialmente do selo Knopf

© Cortesia PRH
© Cortesia PRH
Desde que Markus Dohle deixou o cargo de executivo-chefe da Penguin Random House em dezembro de 2022, uma das maiores editoras dos EUA vem passando por uma "reestruturação". Depois do CEO Nihar Malaviya anunciar aos funcionários "movimentos de reorganização" na empresa, essa semana a editora executou uma série de demissões que inclui editores importantes.

A PRH se recusou a fornecer detalhes sobre o número de pessoas afetadas, embora as demissões sejam estimadas em cerca de 60, de acordo com fontes ouvidas pelo Publishers Lunch e outras fontes da mídia norte-americana. A empresa emprega mais de 5 mil pessoas na América do Norte.

Em um e-mail enviado aos funcionários, Malaviya disse que embora o mercado de livros tenha crescido, principalmente nos últimos anos, o setor também enfrentou aumentos significativos de custos em todas as áreas e que a empresa espera que “esses aumentos, assim como a inflação, continuem”. “Estou triste em compartilhar a notícia de que ontem alguns de nossos colegas da empresa foram informados de que suas funções serão eliminadas”, escreveu Malaviya. “Há muito procuramos evitar essas ações, mas infelizmente não conseguimos.”

As maiores mudanças ocorreram no selo Knopf, no qual editores e outros membros da equipe com décadas de experiência foram demitidos.

As demissões fazem parte de uma série de iniciativas de gerenciamento de custos que estão em andamento na empresa este ano. Em maio, a PRH anunciou uma oferta de separação voluntária para funcionários veteranos. O programa foi encerrado em junho, mas diversos grandes nomes do grupo irão se aposentar ainda esse ano por conta da oferta.

[19/07/2023 10:00:00]