
Para marcar a própria história, de investimento e ampliação por parte do poder público de forma contínua, a Flim 2023 terá como tema "10 edições, uma jornada". A organização e investimento são da Prefeitura de Maringá, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo do evento é discutir o Brasil, a sociedade e também o fazer literário.
A Flim conta com a participação de escolas, universidades e editoras locais, além de ser uma oportunidade para que expositores possam divulgar trabalhos, obras literárias e produções artísticas. Em edições anteriores, a festa já reuniu escritores como Milton Hatoum, Daniela Arbex, Ziraldo, Ana Maria Machado, Caco Barcellos, José Eduardo Agualusa, Cidinha da Silva, Itamar Vieira Junior e Márcia Tiburi.
Neste ano, a estimativa é que o evento reúna 50 mil pessoas. O município divulgará em breve a programação completa da Flim 2023, com anúncio de novas atrações.
Inscrições para uso de estandes da Flim
A Prefeitura de Maringá iniciou também o cadastro para interessados em utilizar estandes ou espaços na Festa Literária Internacional de Maringá. As pessoas físicas e/ou entidades representativas interessadas podem explorar os espaços mediante patrocínio. O chamamento está aberto e segue até 22 de setembro. Os interessados devem realizar cadastro em formulário online (clique aqui para acessar).
Para exploração de cada estande, o interessado oferece em contrapartida um patrocínio em livros, que serão repassados para as escolas públicas da cidade, ou em materiais de divulgação da festa. O secretário de Cultura, Victor Simião, destaca que o edital de chamamento intensifica as ações da gestão municipal de valorização das artes literárias. “Vamos incentivar a participação dos expositores e fomentar a leitura e a literatura. Não há nenhum tipo de lucro para o município, mas ferramentas importantes para estímulo da criatividade e formação dos nossos pequenos leitores", diz, em nota.
“É importante destacar também que a Flim garante a oportunidade de artistas e produtores divulgarem os trabalhos, obras literárias e produções artísticas, o que representa geração de renda para essa categoria”, destaca o prefeito Ulisses Maia, também em comunicado.