Mudanças na política de frete da Amazon para a Europa preocupa editoras dos EUA
PublishNews, Redação, 18/07/2023
Segundo o Publishers Weekly, casas norte-americanas vêm demonstrando insatisfação com novas exigências da varejista

Editores dos EUA não gostaram de mudanças no esquema de entregas para a empresa na Europa | © Amazon
Editores dos EUA não gostaram de mudanças no esquema de entregas para a empresa na Europa | © Amazon
Uma mudança na política de fornecimento de livros para a Amazon – que diz que ela foi adotada em nome dos seus objetivos de sustentabilidade – está fazendo subir os custos e levando a perdas nas vendas nos mercados europeus, de acordo com relatos de editores norte-americanos ao Publishers Weekly. Até recentemente, a Amazon importava livros de diversos editores americanos e distribuidores para os seus armazéns na Europa e no Reino Unido. Agora, a loja está solicitando que as editoras disponibilizem seus livros mais próximos dos pontos de vendas na Europa, em vez de enviá-los de onde eles são impressos.

Um porta-voz disse que a empresa comunicou a mudança para as editoras 18 meses atrás. "Nós solicitamos que as editoras buscassem outras fontes locais de fornecimento, e oferecemos soluções disponíveis para impressão local, impressão por demanda e frete alternativo", disse Lindsay Hamilton ao PW.

Editores demonstraram preocupação, porém. Todos os consultados pelo site disseram que a mudança vai elevar os custos e dificultar a manutenção de livros populares em estoque. Os editores apontaram que impressores sob demanda, sejam da Amazon ou de outras empresas, imprimem tipicamente os chamados paperbacks, com um preço de capa menor e maior custo por unidade, resultado em menos lucros e numa margem menor. Isso sem falar na possível necessidade de um inventário local.

As estimativas dos editores apontam que houve uma queda de até 50% nas vendas de editoras americanas na Europa, via Amazon, com as mudanças. Entre os fatores que entram na conta está ainda a hipótese de que a varejista está concentrando as demandas em editoras do Reino Unido e realizando as vendas por meio de marketplaces locais, o que significaria a redução na receita destinada para as editoras americanas.

[18/07/2023 10:30:00]