14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva inicia em 26 de junho
PublishNews, Redação, 19/06/2023
Evento no formato on-line traz como tema o 'Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO: por que, como e para quem?'; as inscrições são gratuitas e já estão abertas

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura realizam, de 26 a 30 de junho (segunda a sexta), o 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva. O evento ocorre de forma on-line e a participação é gratuita. Interessados podem se inscrever clicando aqui.

O Seminário é um dos mais importantes eventos da área em toda a América Latina. A programação do evento conta com a presença de palestrantes do Brasil, África do Sul, Holanda, Portugal e Ucrânia e é orientada pelo Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022, com o objetivo de proporcionar reflexões sobre os desafios da atualidade, fomentar a troca de experiências com quem produz literatura e permitir a apresentação de ideias criativas e inovadoras para fortalecer as bibliotecas brasileiras.

O documento é uma declaração de crença nas bibliotecas públicas contemporâneas, destacando a força desses espaços na promoção da cultura e dos conhecimentos, eixos fundamentais para o exercício dos direitos humanos e de um papel ativo de cidadãs e cidadãos na vida social. O texto também destaca o importante papel das bibliotecas públicas enquanto ferramenta de acesso ao conhecimento e como campo para a aprendizagem ao longo da vida, além de ser instrumento para o desenvolvimento cultural de indivíduos e grupos.

A programação inicia oficialmente às 15h20, no dia 26, com a mesa Democracia cultural e desenvolvimento sustentável, e que terá a participação de Marília Marton (Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), Aline Torres (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e Fabiano dos Santos Piúba (Ministério da Cultura), com mediação de Afonso Borges.

Confira a programação completa clicando aqui.

“A biblioteca contemporânea precisa se tornar um centro ativo, realizando uma variedade de atrações e programas que vão além do empréstimo de livros e que busquem atender as necessidades e os interesses das comunidades”, explica o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, em nota. Segundo ele, a participação de especialistas, profissionais e públicos nesse evento é essencial para essa transformação.

Além de palestras e mesas-redondas, o Seminário abre espaço para as bibliotecas e profissionais de todo país exporem seus trabalhos nas modalidades de painéis e pôsteres digitais. Ao todo, são 12 projetos escolhidos que contemplam nove municípios de seis Estados brasileiros, que abordam temas como mediação de leitura, acessibilidade e inclusão, terceira idade, jovens leitores, programas de extensão, ações de sustentabilidade, consumo consciente, entre outros.

Esta é, segundo a organização, uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo para inspirar, fortalecer e transformar as mais de 500 bibliotecas públicas existentes no território paulista em centros de referência cultural abertos a toda comunidade

[19/06/2023 10:00:00]