
Com foco na literatura afro-brasileira, a programação, totalmente gratuita, será realizada em 67 bibliotecas municipais do interior e litoral, além da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos, na capital. A programação completa está disponível clicando aqui.
Desde sua criação, o programa já realizou cerca de 4 mil ações culturais, reuniu 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas. “O Viagem Literária é um exemplo de como a política pública pode fortalecer o papel das bibliotecas e ampliar o acesso ao livro em todas as regiões do estado. Levar autores, histórias e encontros para o interior e o litoral é uma forma concreta de valorizar a leitura como direito e como experiência coletiva”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Em 2025, dois módulos guiam a programação: Contação de Histórias e Encontros com Escritores. Todos os livros selecionados para essas atividades também estão disponíveis na BibliON — a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.
A seleção dos municípios participantes segue critérios técnicos definidos pelo SisEB, como o envolvimento das bibliotecas em ações formativas, a atualização cadastral na plataforma Bibliotecas Paulistas e a aquisição das obras indicadas para cada módulo.
O programa Viagem Literária é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e SP Leituras, com patrocínio da Anhanguera, Cogna Educação, DHL, Stima Energia e Colégio Vital Brazil.
Confira como serão os dois módulos do programa:
Módulo 1 - Contação de histórias: Literatura Afro-Brasileira
De 5 a 29 de agosto
134 ações presenciais em bibliotecas públicas
A primeira etapa do programa mergulha na tradição oral por meio da arte de contar histórias. Com apresentações conduzidas por artistas e grupos especializados em literatura e cultura popular, o módulo celebra a literatura afro-brasileira com narrativas que atravessam gerações.
A programação contempla histórias que falam de identidade, ancestralidade, resistência e afeto, sempre com leveza, musicalidade e emoção. Os encontros acontecem em bibliotecas e salas de leitura, com sessões voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos.
Cada apresentação convida o público a reconectar-se com histórias muitas vezes esquecidas e descobrir o poder da palavra falada como elemento de memória e transformação.
Participam do Módulo 1 – Contação de Histórias: Abigail Torres, Alan Martins, Anderson Feliciano, Arlete Nishi, Bento Ribeiro, Cia Mapinguary, Cia Mimos Brasil, Cia Tricotando Palavras, Contos da Mala, Cris Miguel, Diego Barros, Estefânia Viegas, Giba Pedroza, Grupo Êba!, Grupo Tricotando Palavras, Ilana Pogrebinschi, Kelly Orasi, Léo Cunha, Lili Flor & Paulo Pixu, Luciano Pontes, Márcia Brito, Maíra de Assis, Mafuane Oliveira, Marcelo Maluf, Mariana Per, Mário Cezar, Marta Pessoa, Maurício Leite, Mônica Levy, Nayara Nogueira, Nina Nascentes, Nina Silva, Nivaldo Lariú, Nyedja Gennari, Patrícia Leal, Reina Guedes, Rodrigo Libânio, Rosa Freitas, Rosana Mont’Alverne, Ruth Rocha, Tino Freitas, Valdeck de Garanhuns, Valéria Reys e Vanessa Mello.
Módulo 2 - Encontro com escritores: Literatura Afro-Brasileira
De 7 a 24 de outubro
134 ações presenciais em bibliotecas públicas
No segundo módulo, é a vez do público encontrar quem escreve. Autoras e autores da literatura afro-brasileira contemporânea percorrem o estado para dialogar com leitores em encontros potentes, cheios de troca, escuta e inspiração.
Mais do que apresentações, cada encontro é um convite à reflexão: sobre trajetórias pessoais, processos criativos, identidade, representatividade e os caminhos possíveis da literatura como instrumento de transformação social.
Os encontros acontecem em espaços públicos de leitura de norte a sul do estado, sempre com entrada gratuita, e promovem diálogos que aproximam a literatura do cotidiano e fortalecem a presença dos livros e dos autores em territórios diversos.
Participam do Módulo 2 – Encontros com Escritores: Ana Cardoso, Bruno Ribeiro, Carlos Eduardo Pereira, Davi Boaventura, Eliana Alves Cruz, Eliane Marques, Fabio Kabral, Jarid Arraes, Jefferson Costa, Kiusam de Oliveira, Lilia Guerra, Lubi Prates, Luciany Aparecida, Mel Duarte, Ryane Leão, Stepano Volpe e Tom Farias.
Serviço:
VIAGEM LITERÁRIA 2025 – 17ª EDIÇÃO
Módulo 1: Contação de Histórias – Literatura Afro-Brasileira
Data: 5 a 29 de agosto | 134 ações presenciais | Sessões com tradução em libras
Módulo 2: Encontros com Escritores – Literatura Afro-Brasileira
Data: 7 a 24 de outubro | 134 ações presenciais