Autores de São Paulo, Paraíba e Distrito Federal vencem o 3º Prêmio Literário Máquina de Contos​
PublishNews, Redação, 1º/06/2023
Os três autores terão um contrato para os contos serem publicados na plataforma digital Máquina de Contos e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil

O 3º Prêmio Literário Máquina de Contos anunciou nesta quarta-feira (31) os contos vencedores da edição deste ano:

  • O incerto destino de Isaías Abreu, de Douglas Luiz de Oliveira Santos, da Paraíba
  • Memória viva, de Marianna Borges, do Distrito Federal
  • Gal, de Gedimar Pereira Barbosa, de São Paulo

Os três autores terão um contrato para os contos serem publicados na plataforma digital Máquina de Contos e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil.

A novidade deste ano é a publicação de um livro que trará os textos vencedores, além de dez contos que receberam menção honrosa (veja abaixo a lista completa).

O 3º Prêmio Literário Máquina de Contos teve 1.091 autores inscritos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Desse total, o maior número de participantes foi de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Bahia e Pernambuco. Em termos regionais, quem liderou foi o Sudeste, seguido do Nordeste e do Sul.

Os autores do gênero masculino contabilizaram 641 inscrições, enquanto do gênero feminino, 445. Cinco candidatos não se identificaram com nenhum dos gêneros.

A faixa etária predominante foi dos 25 aos 39 anos, representando 43% do total, com 479 inscrições. Vinte inscritos tinham menos de 20 anos e quatro, mais de 80 anos.

Uma curiosidade é que houve apenas quatro inscrições de Rondônia e duas do Tocantins, e ainda assim ambos os estados tiveram autores entre as menções honrosas.

A comissão julgadora foi formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor e crítico literário.

Os vencedores do segundo ano foram a paulista Ana Gabriella Machado Pereira da Silva, o cearense Moacir Marcos de Souza Filho e o amazonense Anderson Silva da Costa. Já a primeira edição premiou a mineira Lara Firmino Araújo e os gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão.

A premiação tem como proposta, segundo a organização, estimular a cultura brasileira por meio da revelação de novos talentos da literatura. Os autores vencedores farão parte de um catálogo composto por escritores de renome e premiados da literatura contemporânea brasileira, dentro de uma plataforma com o potencial de centenas de milhares de leitores.

A Máquina de Contos é um serviço que entrega, todo mês, um conto brasileiro e contemporâneo, em formato de e-book, aos clientes de banda larga como Alares, Sumicity, Cabo Telecom, Click, Conexão, Giga, Itanet, Ligue, Mob, Multiplay, Niu Fibra, Outcenter, Starweb, Univox, Viasat e Vip. O leitor pode fazer a leitura on-line ou por meio de download.

O catálogo de 2023 contará com nomes como Rafael Gallo, Paulo Scott, Eliana Alves Cruz, Natalia Borges Polesso e Tobias Carvalho. Entre os autores que já publicaram na Máquina de Contos, estão nomes consagrados da literatura contemporânea brasileira como Itamar Vieira Júnior, Jarid Arraes, Geovani Martins, Carlos Eduardo Pereira, Cristhiano Aguiar, Adriana Lisboa, Sérgio Rodrigues, Santiago Nazarian e Andréa del Fuego.

Confira, abaixo, a lista com os 10 contos que mereceram Menção Honrosa no 3º Prêmio Literário Máquina de Contos:

  • Cristal Baccarat, de Baktalaia de Lis Andrade Leal (Bahia)
  • Rememórias, de Jeane Imthon de Mello (Paraná)
  • Os suplícios da carne, de Giovanna de Oliveira Rubo Neves (São Paulo)
  • Checklist, de Waleks Rodrigues Santos (Tocantis)
  • Dolina de Nossa Senhora do Patrocinio, de Heitor Zem Lopes Ponce (São Paulo)
  • A vida das antigas pedras, de Fernanda Oliveira Santos (Ceará)
  • O espelho repete: você, de Raphael Luiz de Araújo (São Paulo)
  • Meu 'minino', de Liduina Maria das Chagas Landim (Rondônia)
  • Corpo estranho, de Maritsa Kantikas (Paraná)
  • A La Ursa quer dinheiro, de Priscilla Rodrigues Vituriano da Silva (São Paulo)
[01/06/2023 11:00:00]