Livros finalistas Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia de 2023 abordam vinhos, drinks brasileiros, lámen e mel
PublishNews, Redação, 30/05/2023
Prêmio da revista Prazeres da Mesa tem votação aberta até o dia 7 de junho​ e os vencedores serão anunciados no dia 28 de junho de 2023

Quatro livros são finalistas do Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia de 2023, promovida pela revista Prazeres da Mesa. O prêmio tem votação aberta até o dia 7 de junho e os vencedores serão anunciados no dia 28 de junho de 2023, em uma cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Os livros finalistas são: Ramen/Lámen (Editora JBC), de Jo Takahashi; Da botica ao boteco: Plantas, garrafadas e a coquetelaria brasileira (Companhia de Mesa), de Néli Pereira; Conversas acerca do vinho (independente), de Gabi Monteleone; e 67 receitas com mel de abelhas nativas (Instituto Atá).

Os livros passaram por uma avaliação com um júri técnico formado por 194 jornalistas, chefs e profissionais da área para chegar à final.

O prêmio é promovido pela revista Prazeres da Mesa e tem um total de 39 categorias, que incluem restaurantes, chefs e personalidades destacadas do cenário gastronômico ao longo do último ano.

Lançado pela Editora JBC em 2022, Ramen/ Lámen desvenda a cultura do lámen desde suas origens, mostra como o prato conquistou paladares no mundo todo, até se tornar um dos queridinhos dos brasileiros. Para a produção do livro, que levou cerca de 4 anos de pesquisas e entrevistas, o autor Jo Takahashi fez uma viagem ao Japão para buscar referências e histórias do lámen. No Brasil, o autor também desbravou diversas casas de lámen, conversou com chefs e personalidades importantes para a divulgação do prato no país ao lado do fotógrafo Rafael Salvador.

Inserido no contexto da redescoberta e valorização dos ingredientes nacionais, Da botica ao boteco apresenta, além de uma extensa pesquisa, receitas para uma coquetelaria brasileira moderna, com direito a muita catuaba, jurubeba, urucum e milome.

Conversas acerca do vinho é resultado do projeto Tão Longe, Tão Perto, uma plataforma de diálogos sobre vinho criado pela sommelière Gabriela Monteleone em parceria com o especialista em vinhos Ariel Kogan. Começou como uma plataforma de degustações de vinho à distância, nascida em plena pandemia, e tomou corpo promovendo uma troca de conhecimentos necessária sobre uma das bebidas de maior consumo em todo o mundo.

O livro do Instituto Atá pretende ser não apenas um livro de receitas, mas uma homenagem às abelhas e aos guardiões das abelhas. "Uma reafirmação do papel socioambiental da gastronomia, dos cozinheiros e das cozinheiras, que, por meio da interpretação de um universo amplo de cores, aromas e sabores, nos convidam a conhecer mais de perto a biodiversidade, representada por 18 espécies de abelhas nativas brasileiras, originárias de todas as regiões do país", diz a sinopse da obra.

[30/05/2023 09:10:00]