Biblioteca Pública do Paraná reúne escritoras para falar sobre memória e pertencimento
PublishNews, Redação, 26/05/2023
Tatiana Lazzarotto e Rafaela Tavares Kawasaki discutem seus livros ‘Quando as árvores morrem’ e ‘Peixes de aquário’, neste sábado (27) às 10h

A escrita de mulheres contemporâneas será tema de encontro na Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 - Curitiba / PR), neste sábado (27) às 10h. Tatiana Lazzarotto, escritora de Quando as árvores morrem (Claraboia, 2022), e Rafaela Tavares Kawasaki, autora de Peixes de aquário (Urutau, 2021), discutem a memória e o pertencimento em suas obras. A conversa também terá participação de Gizele Carneiro, mestra em Educação pela UFPR, e conta com mediação da jornalista Suellen Yoshihara. O evento é gratuito.

Os romances mesclam o passado e o presente das famílias-personagens, tendo em comum outros temas condutores, como luto, memória e identidade. As duas obras, escritas por autoras contemporâneas, utilizam memórias autoficcionais na construção das histórias-travessias. O objetivo do evento é visibilizar e aproximar o público de duas obras da literatura brasileira contemporânea produzida por mulheres, além da pesquisa acadêmica e trajetórias de escritoras, professoras e jornalistas, todas nascidas ou ligadas de alguma forma ao Estado do Paraná.

Tatiana Lazzarotto é escritora e jornalista, nascida em Santa Catarina e radicada em São Paulo. Morou 7 anos no Paraná, onde concluiu a graduação em Jornalismo e em Letras-Português, na Unicentro-PR, e a pós em Mídia e Política, na UEPG-PR. Em 2022, lançou pela Claraboia o romance Quando as árvores morrem, vencedor do ProAC de Obras de Ficção 2020.

Rafaela Tavares Kawasaki, escritora e jornalista, nasceu em Araçatuba (SP) e hoje mora em Curitiba-PR. Lançou em 2021 o romance Peixes de aquário, obra contemplada na chamada de livros da Editora Urutau, voltada para escritores residentes no Paraná. Também é autora de Enterrando gatos (Editora Patuá, 2019). Peixes de aquário foi finalista do Prêmio Mix Literário.

SERVIÇO:

Memória e pertencimento na literatura contemporânea: uma conversa sobre os romances Quando as árvores morrem e Peixes de aquário

Quando: 27 de maio (sábado)

Horário: 10h

Onde: Biblioteca Pública do Paraná - R. Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba - PR

Evento gratuito

[26/05/2023 08:00:00]