Rita Carelli, Aline Frederico e Elizabeth Cardoso se juntam ao time de curadores do Clube de Leitura Quindim
PublishNews, Redação, 23/5/2023
Autoras e pesquisadoras passam a compor equipe que já tem nomes como Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão, Daniel Munduruku, Odilon Moraes e Flávia Bomfim

Na intenção constante de expandir sua bibliodiversidade, o Clube de Leitura Quindim convidou mais três importantes nomes da literatura brasileira contemporânea para compor sua equipe de curadoria: Aline Frederico, Elizabeth Cardoso e Rita Carelli.

Enquanto a atriz, escritora e ilustradora Rita Carelli mergulhou na própria infância na pluralidade cultural dos povos indígenas brasileiros, vivendo o cotidiano de aldeias e conhecendo a fundo suas vozes e diversidade, Aline Frederico passou anos na Universidade de Cambridge tendo acesso a discussões e tendências sobre uma literatura infantil contemporânea.

“Espero com meu olhar para o livro enquanto mídia e materialidade trazer indicações de obras que estimulem a imaginação, os sentidos e o olhar crítico da criança sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca”, comenta Aline Frederico, doutora em Educação e Literatura Infantil pela Universidade de Cambridge, em nota.

Já Elizabeth Cardoso traz com seu olhar um vasto repertório sobre a amplitude das vozes negras: “[...] penso que minhas pesquisas (sobre a literatura de ancestralidade negra, a tradição oral e a materialidade do livro) e minha experiência de vida como mulher, mãe, escritora e professora afrodescendente vão colaborar com a diversidade de perspectivas, de artistas e de livros. E quem sabe incluir mais e novos leitores”, diz.

Rita Carelli ressalta a importância dessa diversidade: ”A cada história lida ou ouvida por uma criança, seu mundo cresce de forma irreversível.”

O Clube de Leitura Quindim reúne desde seu nascimento uma equipe de curadores com especialistas de diferentes regiões do país, etnias, experiências e visões de mundo. São nomes como Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão, Daniel Munduruku, Odilon Moraes e Flávia Bomfim.

“É por causa dessa equipe de curadoria que conseguimos chegar a uma seleção tão rica em bibliodiversidade. Com isso, saímos do eixo sudeste do Brasil e do eixo EUA-Europa e vivenciamos diversas culturas e estéticas, contribuindo para que esses livros, às vezes escondidos entre catálogos de pequenas editoras e livrarias abarrotadas, cheguem a muitas famílias”, diz Renata Nakano, idealizadora e diretora geral do Quindim.

O Clube de Leitura Quindim é um clube de assinatura de livros infantis, que já impactou mais de 20 mil crianças de todos os estados brasileiros, chegando a 1,5 mil cidades e entregando mais de 300 mil exemplares de livros.

[23/05/2023 10:03:32]