Renata Nakano, idealizadora e diretora geral do Clube, acredita que esse projeto vai na contracorrente da desvalorização da cultura e da diversidade, promovendo o reconhecimento do poder transformador dos livros.
“O Clube Quindim está sempre comprometido com a valorização da leitura e da literatura infantil. Celebramos a diversidade de olhares que se torna parte de cada leitura realizada. Por isso, transformar crianças em leitores de mundo é um grande marco, construído gradualmente, em coletivo, em família”.
A cada período de leitura, a criança recebe um certificado diferente. O documento reúne informações personalizadas sobre todas as obras lidas até aquele momento.
“Há muitos anos, já tínhamos o sonho de apresentar às famílias, com dados concretos e muita clareza, a amplitude da diversidade de obras que a criança lê em sua jornada conosco. Com os certificados do Clube Quindim, hoje elas conseguem ver com facilidade não apenas o volume de obras lidas, mas o mais importante: a variedade de assuntos, gêneros, estéticas, e até de culturas que passam a fazer parte de seu repertório. Foi um projeto que exigiu grande dedicação e união da equipe de literatura, estudando, categorizando e classificando cada título, e a de tecnologia, com seus algoritmos, e vem surpreendendo as famílias”, diz Renata Nakano.
Para os leitores e suas famílias, a experiência é marcante e divertida. "Receber mensalmente os livros do Clube Quindim é uma alegria para nós e a leitura faz parte da nossa rotina diária. Quando recebemos o certificado de CapiDoutora e vimos quantos livros a Annita já recebeu em quatro anos de assinatura, foi uma grande surpresa! Senti muito orgulho da minha pequena grande leitora!", conta Érica Marane, mãe de Annita, de 9 anos.
Colecionando conhecimento: a cada etapa, um certificado diferente
A cada livro, um novo mundo se apresenta para as famílias. Em seis meses de Clube, a criança e sua família já terão contato com obras que abordam diversos temas, estéticas e gêneros literários, e, nesse momento, a criança será reconhecida com o certificado "CapiAPRENDIZ em Leitura".
Com um ano de clube, a criança terá conhecido livros de diferentes países e culturas, recebendo o título de "CapiBACHAREL em Leitura".
Após dois anos, a viagem literária da criança ultrapassa o espaço e o tempo, permitindo-lhe mergulhar em clássicos e obras contemporâneas, o que lhe confere o certificado de "CapiMESTRE em Leitura".
Ao completar quatro anos de imersão literária, com uma vasta biblioteca pessoal, a criança poderá revisitar suas leituras iniciais e ressignificar suas experiências e as obras que leu, sendo então agraciada com o título de "CapiDOUTORA em Leitura".
Essa jornada de leitura pode ser longa, mas ao ser acompanhada pela família e comunidade, torna-se ainda mais bonita, prazerosa e potente, segundo o Clube. “O Clube Quindim acredita que, com o incentivo adequado, cada criança pode se tornar uma leitora de mundo, enriquecida pela vasta diversidade cultural e literária que os livros proporcionam”, finaliza Renata.