Apanhadão da semana: Mais livros censurados nos EUA
PublishNews, Redação, 12/05/2023
Em mais uma movimentação de censura nos livros em solo estadunidense, o estado rejeitou dezenas de livros didáticos de estudos sociais e influenciou nas publicações de outras editoras

Muitos professores da Flórida, nos Estados Unidos, cobriram as bibliotecas das suas salas de aula com papel para evitar que os alunos tenham acesso aos livros | Fonte: Divulgação
Muitos professores da Flórida, nos Estados Unidos, cobriram as bibliotecas das suas salas de aula com papel para evitar que os alunos tenham acesso aos livros | Fonte: Divulgação
Segundo matéria do The New York Times republicada por O Globo, o governo da Flórida, estado no sul dos EUA, rejeitou livros didáticos de estudos sociais e influenciou o trabalho de editoras para alterar trechos sobre os temas relacionados. A notícia vem depois de dezenas de relatos e denúncias de censura a livros em território norte-americano. De acordo com a reportagem, o Departamento de Educação do estado rejeitou 82 dos 101 livros enviados por considerá-los “material impreciso”, com diversos “erros e outras informações que não estavam alinhadas com a lei da Flórida”. As censuras levam preocupação ao mercado, já que podem influenciar nos conteúdos e nas publicações das editoras.

Rita Lee também foi um dos assuntos mais comentados da semana em jornais e portais como a Folha, Página Cinco e na Vogue. Sua morte, na última segunda-feira (8), causou comoção em todo o país. Ainda este mês, a cantora terá outra livro lançado pela Globo Livros: sua segunda autobiografia, intitulada Outra autobiografia. A Folha teve acesso à obra e contou em seu artigo alguns detalhes que serão tratados no livro.

No blog Era Outra Vez, voltado para a literatura infantil, o destaque foi o livro O sapo que não queria ser príncipe (Gato Leitor). A Folha ainda destacou o livro Francis Hime: Ensaio e entrevista (Editora 34), de André Simões.

Mais destaques sobre o BookTok, assim como os publicados recentemente pelo PublishNews: agora foi a vez do Estadão contar como o TikTok tem mudado o hábito de leitura dos brasileiros e o que os “booktokers”, influenciadores de livros da plataforma, estão recomendando para os seguidores.

A plataforma Omelete divulgou o poster e as datas da nova temporada da série Good Omens, adaptação das obras de Neil Gaiman e Terry Pratchett. A volta dos episódios estrelados por Michael Sheen e David Tennant ocorre no dia 28 de julho na Prime Video.

O GShow publicou uma notícia destacando 5 livros que podem ser presentes interessantes para mães de primeira viagem. Com títulos que podem ajudar no desafio da maternidade, o site recomendou guias práticos para educar os filhos e aproveitar a época da gravidez.

Como notícia internacional, o The Bookseller publicou uma declaração da Sphere Books, famosa editora do Reino Unido, que afirmou que pretende investir “massivamente no TikTok e mídias digitais” para a campanha do novo livro de Colleen Hoover, intitulado Too late. A obra deve ser publicada no dia 27 de junho no país britânico.

Tags: Apanhadão
[12/05/2023 08:00:00]