Escritor baiano Cyro de Mattos vence o Prêmio Casa de las Americas 2023
PublishNews, Redação, 8/5/2023
Autor foi reconhecido na categoria literatura brasileira do prêmio cubano que chega à sua 63ª edição

Arte do Prêmio Casa de las Americas 2023 | © Fabián Muñoz
Arte do Prêmio Casa de las Americas 2023 | © Fabián Muñoz
O livro Infância com bicho e pesadelos (e outras histórias), de Cyro de Mattos, foi o vencedor do Prêmio Casa de las Americas 2023, na categoria literatura brasileira.

O júri composto por Mário Araújo e Clara Dias, com a cubana Ingrid Brioso Riemont, decidiu reconhecer o livro por ser uma obra que "absorve o leitor com suas narrativas poéticas de uma leveza inquietante, que cativam os leitores, e que revelam um surpreende domínio da linguagem. O volume possui uma qualidade literária que reflete a maturidade do autor". O livro foi publicado pela Coleção Mestres da Literatura Baiana, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e a Academia de Letras da Bahia.

As obras Mesmo sem saber pra onde, de JR Bellé, e Máquina rubro-negra, de Gustavo Castanheira, receberam as menções honrosas da categoria.

Na categoria Contos, foi premiado o livro Todos somos islas, de Luis Felipe Núñez Mestre (Colômbia). Después del incendio (Papeles de guerra: Venezuela 2017-2021), de Eduardo Ernesto Viloria Daboín (Venezuela), venceu na categoria Testimonial,

O prêmio honorário de poesia José Lezama Lima foi entregue para outro escritor venezuelano, Gustavo Pereira, pelo livro Diario de las revelaciones, "por se tratar de um projeto ambicioso que atravessa gêneros e assimila o poético a formas e expressões esquivas, e pelo modo com que trabalha o enciclopédico".

O prêmio literário é concedido pela Casa de las Américas de Havana, Cuba, desde 1960, sendo um dos mais antigos e prestigiados da América Latina, e é concedido a obras em espanhol, português, inglês e francês de escritores da América Latina e do Caribe.

[08/05/2023 09:52:14]