Qualquer pessoa pode participar, desde profissionais, estudantes ou até pessoas amadoras, sendo que todas concorrem em categoria única. É permitida também a participação de menores de 18 anos, desde que com autorização dos pais ou responsáveis. Os textos devem ser inéditos – ou seja, jamais publicados – e ter tamanho máximo de 3.300 caracteres com espaço, incluindo, obrigatoriamente, título e nome da autora ou autor. O resultado será divulgado no site do Museu do Futebol e nas redes sociais até o dia 16 de junho.
A temática escolhida para este ano vai muito além da copa. Embora muitas vezes descrito como “o esporte mais democrático do mundo”, o futebol acaba sendo excludente e hostil para muitas pessoas, incluindo as mulheres. Mesmo assim, elas encontram caminhos para exercer sua paixão – como torcedoras, jogadoras, profissionais, dirigentes entre muitos papéis possíveis.
As escritoras e escritores participantes são estimulados a explorar as possibilidades desse contexto, com criatividade, humor, crítica, fantasia – ou tudo isso junto. A crônica é um gênero esportivo muito difundido no Brasil e que tem como característica ser uma narrativa curta, entre o jornalismo e a literatura, que expressa a livre interpretação da autora ou do autor sobre um fato do cotidiano. Desde situações ficcionais até reais, a única exigência do concurso é que os textos mantenham a conexão com o ambiente esportivo.
O regulamento do concurso está disponível aqui para mais informações.