Flipoços 2023 inicia projeto ambicioso de transformar a região em polo para o mercado editorial
PublishNews, Redação, 03/05/2023
Evento chega a sua 18ª edição com reformulações importantes, programação sobre fotografia e planos para o futuro

Flipoços passa a ser realizado a cada dois anos, intercalado com a nova Bienal do Livro do Sul de Minas | © Flipoços
Flipoços passa a ser realizado a cada dois anos, intercalado com a nova Bienal do Livro do Sul de Minas | © Flipoços
A 18ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas começa nesta quarta-feira (3) e vai até o domingo (7 de maio), com uma proposta de cinco dias focada no fazer literário e na formação de leitores. Este ano, o evento não terá a tradicional Feira de Livros que o acompanhou até o ano passado, por conta de uma reformulação, mas a intenção da direção do evento é se consolidar como um dos festivais literários mais importantes do país.

Segundo a organização, o ecletismo, a pluralidade de temas, a abertura a diversas formas de pensamento e, sobretudo, o objetivo de formar novos leitores continuam dando o tom da proposta do Festival. A programação completa pode ser conferida no site do evento – e as mesas e encontros serão transmitidos no canal do Youtube.

"Estamos numa fase de transição", explica a diretora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, ao PN. "Vamos passar a realizar eventos a cada dois anos, com o Flipoços e a Bienal do Livro do Sul de Minas. O Festival terá sempre uma temática, com discussões intelecutais e a busca pela formação de leitores. Já a Bienal terá a missão para transformar a região num pólo fundamental e importante para o mercado editorial brasileiro, com o desenvolvimento de novos negócios, novos lançamentos, trazendo para esse universo não só as grandes editorias e livraras e empresas afim, mas também envolver prefeituras e secretarias de educação e cultura, para a gente ser um polo de desenvolvimento na região".

O viés temático do Flipoços 2023 proporcionará mesas de encontros inéditos – a mesa título, “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam”, recebe o patrono do Festival, Walter Carvalho, no dia 6 de maio, às 19h. Na sequência, ele participa de um debate com Felipe Nepomuceno.

Além dele, o festival recebe outras personalidades que trabalham com temas relacionados à fotografia – como meio ambiente, povos originários, cinema, artes, arquiteturas, ocupações, dramas humanos, catástrofes naturais, moda, fotojornalismo e política.

Na área ambiental e de povos originários, o festival leva ao sul de Minas nomes como: Edgar Xakriabá, Daniel Munduruku, Giulianne Martins, Renato Soares, Vanessa Ratton, Luana Guarani, Ana Kariri, Ju Cassou Aruã, Leona Cavalli, Vilma Gil Gomes, Ana Vitória Vieira Monteiro, Alexandre Staut, além do indigenista e escritor homenageado Benedito Prézia.

Já na área do cinema e das artes, o Festival conta com Eric Nepomuceno, Felipe Munhoz, Augusto Meneghin, Felipe Nepomuceno, Alexandre Rabelo, Aryanne Ribeiro, Bruno Hilário, Joelmir Barbosa, Carlos Ratton e Lucas Amorim. No eixo Dramas Humanos e Catátrofes Naturais, o Festival convidou o jornalista internacional Yan Boechat, Juca Martins e Cristina Serra. No eixo Arquitetura e Ocupações, os convidados são Diógenes Moura, Juan Esteves e Manoel da Costa Pinto.

Na área da moda e da produção cultural, voltadas para os trabalho contemporâneo, o Festival conta com a presença de Bob Wolfenson, um dos mais renomados fotógrafos mundiais, que divide mesa com o fotógrafo mineiro de moda Marcio Rodrigues, com participação de Milena Pedrosa, secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Entre as atividades que a curadoria do Flipoços não abre mão estão os encontros de escritores poços-caldenses e autores independentes. Neste sentido, o Encontrão de Escritores Poços-caldense contará com 14 autores e autoras de vários estilos literários, em encontros mediados pelo escritor Tadeu Rodrigues. Já o Encontrão de Escritores Independentes contará com 6 autores de vários locais do Brasil e mediados pela escritora Silvia Schmidt. Ainda relacionado a Poços, a Academia Poços Caldense de Letras, realiza o 1º. Concurso de Declamação Lamartine de Figueiredo Filho, em homenagem ao confrade cabo verdense, o principal declamador de poesias da Academia.

Reflexões sobre o fazer literário e sua inspiração virão dos encontros com Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti 2022, e com autoras de autopublicação Dani Nascimento, Eduarda Brits, Mari Vieira, Stephânia de Castro e Juliana Otelo.

No eixo Fotojornalismo e Política, o Festival promove um encontro com João Borges, Monadorf, Juliana Dal Piva, Jonas Golfeto, Lilian Tahan e Gabriela Biló – esta a responsável pela polêmica foto recente que estampou a capa do jornal Folha de São Paulo, retratando a imagem de Lula com um tiro estilhaçado no vidro na altura do peito.

Além de tudo isso, o Festival contará ainda com a 3ª Residência Literária Flipoços Camões, com a presença de Judite Canha Fernandes. A autora ficará uma semana em Poços para conhecer a cultura e a história da literatura da cidade para depois escrever um texto inédito. No dia 05 de maio, Judite e José Manuel Diogo participam da mesa em homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Ainda fazem parte da extensa programação do Festival, o Circuito Pegada Literária que são atividades em vários pontos da cidade, escolas públicas, zona periférica e área rural, levando literatura para vários pontos da cidade. E claro, as crianças e jovens como sempre, contarão com uma programação incrível feita pelo Sesc Minas, Sicredi e A Recreativa. Por fim, e para selar todos os dias da programação com chave de ouro, a organização preparou no Espaço Levedo & Letras (beco lateral da Urca, ao lado da Biblioteca Centenário) atrações musicais todas as noites, comes e bebes da Loren Truck Beer e com a Lanchonete Grupo Entre Nós, coordenado pela Angélica Viana.

O Flipoços 2023 conta com o patrocínio da GreenPCR e apoio cultural da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Sicredi, Café Três Corações, Colégio Batista Mineiro, Estante Virtual e Curimbaba. Parceira Cultural Sesc Minas e EPTV. Apoio Camões Brasília, CBL – Câmara Brasileira do Livro. A realização é da GSC Eventos Especiais.

Tags: Flipoços
[03/05/2023 11:40:00]