
Para participar, escritores catarinenses de qualquer idade (nascidos ou brasileiros e estrangeiros residentes há pelo menos 2 anos em Santa Catarina), podem enviar uma obra inédita (não publicada), seguindo as orientações do regulamento. A inscrição é gratuita e o vencedor terá seu livro publicado e distribuído com tiragem inicial de 3 mil exemplares, bem como o pagamento de direitos autorais no valor de R$ 5 mil.
O prêmio tem como objetivo incentivar e valorizar a produção artística literária catarinense voltada aos pequenos leitores e ampliar o acesso da população ao livro e leitura.
Os jurados são escritores, ilustradores e ou pesquisadores de literatura infantil, que selecionam as obras pelos critérios: originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo.
Após escolha da narrativa o Sesc realiza uma pesquisa e contrata profissionais para realizar a ilustração e projeto gráfico do livro que tem como previsão de lançamento no ano subsequente ao edital. Além da versão impressa o livro é disponibilizado também em formato digital e áudio.