Maggie O’Farrell e Barbara Kingsolver entre as finalistas do Women's Prize 2023
PublishNews, Talita Facchini, 27/04/2023
As duas autoras já venceram o prêmio anteriormente; a ganhadora desta edição será conhecida em 14 de junho

A autora britânica Maggie O’Farrell é uma das seis finalistas do Women’s Prize 2023. Vencedora do prêmio que consagra a melhor obra de ficção escrita por mulheres em 2020, com a obra Hamnet (Intrínseca), este ano O’Farrell concorre com The marriage portrait, novamente inspirado em personagens reais e históricos.

A lista de finalistas, ou shortlist, do Women’s Prize se divide entre autoras estreantes e autoras vencedoras ou pré-selecionadas em outras edições.

Assim como Maggie, Barbara Kingsolver também já venceu a premiação, e este ano concorre com o livro Damon Copperhead, uma releitura do personagem criado por Dickens e que conta a história da sua vida de “pouca sorte”.

Já Laline Paull nunca venceu o prêmio, mas é a segunda vez que figura entre as finalistas. Ela concorre com a obra Pod, um romance sobre um mundo oceânico e suas criaturas extraordinárias, que é cada vez mais assombrado pela crueldade e ignorância da raça humana. A obra explora ainda o verdadeiro significado de família, pertencimento e sacrifício.

Do lado das estreantes, estão Priscilla Morris, que concorre com a obra Black Butterflies, descrito como um retrato da desintegração, resiliência e esperança, e Louise Kennedy, com Trespasses, que conta a história de pessoas que tentam viver vidas comuns em tempos extraordinários. Ambas as obras têm em comum a violência que ronda a vida de seus personagens.

Jacqueline Crooks é outra estreante que segue na disputa com o romance Fire Rush. O livro acompanha a história de uma jovem que se apaixona por um homem que lhe oferece uma chance de liberdade, mas depois que o relacionamento é brutalmente interrompido, ela embarca em uma dramática jornada de transformação pessoal.

A vencedora do Women's Prize 2023 será conhecida em 14 de junho e levará para casa £ 30 mil. O prêmio é organizado pelo Women’s Prize Trust, uma fundação sem fins lucrativos.

[27/04/2023 08:00:00]