Eventos do final de semana: estreia de documentário do Ziraldo e peças em BH e SP
PublishNews, Redação, 20/04/2023
Um compilado de eventos neste final de semana (21, 22 e 23), em várias cidades do país e para todos os gostos

Quer aproveitar o final de semana para acompanhar a programação de eventos literários? O PublishNews separou alguns encontros e lançamentos que vão acontecer entre sexta-feira (21) e domingo (23) para você não perder nada e fazer seu roteiro para aproveitar os dias de folga.


AUDIOVISUAL - Estreia no SescTV o documentário Ziraldo, uma obra pede socorro

Na sexta (21), a partir das 22h, o SescTV exibe gratuitamente o documentário Ziraldo, uma obra pede socorro. Com direção de Guga Dannemamm, o filme, produzido em 2020, tem como tema central uma obra com poucos precedentes na história da arte moderna: batizado de Guernica brasileira, em referência à pintura de Pablo Picasso, trata-se de um mural criado pelo cartunista Ziraldo, em 1967, meados da ditadura.

A obra fica localizada no prédio que abrigava o Canecão, antiga casa de shows do Rio de Janeiro e, hoje, mesmo pertencendo à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi abandonada. A partir do dia 21, também poderá ser assistido sob demanda neste site.

O filme se propõe a mostrar Ziraldo como o artista plástico que também é. E comunicar que a arte é um direito do ser humano e não um privilégio do artista e, por isso, merece ser preservada. No decorrer do filme, depoimentos narram detalhes sobre os mais de 50 anos da criação da obra e o total o descaso com a sua preservação.

Serviço:

Ziraldo, uma obra pede socorro

Estreia: 21/4, sexta, a partir das 22h

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 1h24min

Direção: Guga Dannemamm


TEATRO – Estreia do espetáculo A desumanização, inspirado em obra de Valter Hugo Mãe

Nesta sexta, dia 21, estreia no CCBB BH, o espetáculo “A Desumanização”, inspirado no livro homônimo do escritor português Valter Hugo Mãe, com direção de José Roberto Jardim e com Fernanda Nobre e Maria Helena Chira no elenco.

Idealizado pela atriz Maria Helena Chira, que conseguiu o aval do autor para adaptação do livro para os palcos, a adaptação inédita no Brasil do quarto romance de Valter Hugo Mãe, traz à cena a história de uma gêmea que perdeu sua irmã na infância. Tendo que amadurecer sem a sua metade e melhor amiga, numa cidade conservadora do interior da gelada Islândia, ela se depara com situações e intolerâncias que a fazem rever de maneira drástica sua relação com a família, amigos e moradores daquela sociedade opressiva.

A montagem faz temporada no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Belo Horizonte / MG), de 21 de abril a 15 de maio. Vendas de ingresso na bilheteria do local ou por este link.

Serviço:

A desumanização, com Fernanda Nobre e Maria Helena Chira

Classificação indicativa | 14 anos

Duração | 50 minutos

Temporada | de 21 de abril a 15 de maio de 2023

Horário | de sexta a segunda, às 19h

Local | Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - CCBB BH

Endereço | Praça da Liberdade, 450 - Funcionários – Belo Horizonte/MG

Ingressos | R$ 30 (inteira) - R$ 15 (meia-entrada)


TEATRO – Estreia da peça A origem do mundo, inspirada em HQ publicada pela Companhia das Letras

A peça A origem do mundo, inspirada em uma HQ editada em 25 países, estreou no teatro do Sesc Ipiranga em 14 de abril, a partir de reflexões sobre a hegemonia masculina na construção de tabus históricos sobre a vulva e a vagina. A direção da peça também é de Maria Helena Chira.

Com dramaturgia e atuação de Luisa Micheletti e Julia Tavares, o espetáculo potencializa a didática bem-humorada e sagaz do livro da artista gráfica e cientista política sueca Liv Strömquist. Lançada em 2014 na Suécia, a graphic novel A origem do Mundo – uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado foi editada no Brasil em 2018, no catálogo do selo Quadrinhos da Cia, da Companhia das Letras.

Apinhado de ilustrações – num traço incisivo impresso em preto, branco e vermelho – e suscitando discussões sobre temas urgentes com muita informação histórica e a leveza de um sarcasmo impagável, a obra rodou o mundo, sendo editada em 25 países e atingindo, até o momento, a marca de mais de 100 mil exemplares vendidos.

Serviço:

A origem do mundo

SESC Ipiranga – Teatro Mínimo (Rua Bom Pastor, 822 – São Paulo / SP)

Classificação indicativa: 16 anos

Lotação: 30 lugares

Período: 14 de abril a 21 de maio de 2023

Sessões às sextas-feiras, sábados e domingos, com horários variáveis, das 18h30 às 21h30.

Para confirmar a grade de dias e horários, acesse o site.

[20/04/2023 08:00:00]