4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte recebe Ailton Krenak e Guadalupe Nettel
PublishNews, Redação, 20/04/2023
Com programação estrelada, evento no litoral norte da Bahia busca se consolidar na agenda literária do país

Feira Internacional do Livro de Praia Forte ocorre entre 4 e 7 de maio de 2023 | © Waldyr Latyer
Feira Internacional do Livro de Praia Forte ocorre entre 4 e 7 de maio de 2023 | © Waldyr Latyer
Aline Bei, Ailton Krenak, Sidarta Ribeiro, Maria Valéria Rezende, a mexicana Guadalupe Nettel, a angolana Yara Nakahanda Monteiro e a portuguesa Ana Saramago são alguns nomes da programação da 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte (no litoral norte da Bahia). Em 2023, a Festa ocorre entre os dias 4 e 7 de maio. A curadoria coletiva foi formada pela jornalista e escritora Edma de Gois, pelo escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, a escritora Emília Nuñez e a antropóloga e curadora Bárbara Falcón.

Com a intenção de se firmar entre as celebrações literárias de destaque do Brasil, a 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte tem como tema “Voam sonhos nas asas da esperança”. Segundo a organização, são mais de 140 autores, autoras e artistas convidados.

“O sonho do qual falamos nesses dias não é uma abstração, mas se pretende um gesto real de transformação social. Para dar materialidade na ideia do sonho, foram convidados artistas de diversas áreas que trazem perspectivas diferentes do sonhar, a exemplo da neurociência, povos originários e matrizes africanas”, explica a curadora Edma de Góis, em nota.

Praia Forte (BA) recebe a 4ª edição da FLIPF
Praia Forte (BA) recebe a 4ª edição da FLIPF
São quatros espaços com programação na cidade durante o evento: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF.

A tenda principal Canto da Palavra é onde tradicionalmente acontecem as mesas literárias, sessões de autógrafos com os convidados e a Livraria Oficial, a LDM, no auditório do Espaço Baleia Jubarte (Av. do Farol, 2907 – Açu da Torre, Mata de São João / BA).

No Espaço Rede de Livros, editores baianos, coletivos e autores independentes comercializam publicações e realizam diversas atividades, como bate-papo com autores, lançamentos de livros, oficinas, feiras de livros, contações de histórias e muito mais. Situada no Clube dos Pescadores, localizado no coração da vila da Praia do Forte, é um espaço da comunidade onde acontecem eventos e reuniões, além de abrigar a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

Inspirado na eclosão dos ninhos de tartarugas marinhas nas areias quentes da Praia do Forte, o Ninho FLIPF será realizado no Projeto Tamar e visa desenvolver e incentivar o hábito da leitura no público infantil. Pensado especialmente para as crianças de 0 a 12 anos, o Ninho FLIPF oferece diversas atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.

Já o Multiverso FLIPF tem programação voltada para os jovens, com mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual para o público. O Multiverso acontece em uma tenda na Vila de Praia do Forte.

Em paralelo, a cidade também abriga os espaços parceiros, como feira de artesanato, feira ecológica com empreendedores locais e marcas autorais, apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal. Também no Coreto haverá apresentação da Sinfônica Garcia D'avila e do Grupo Swing Forte, em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, na Praia do Forte.

Sustentabilidade

A FLIPF reforça seu compromisso em contribuir com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda 2030 da ONU. Com isso, buscando inserir de forma pragmática a comunidade local e da região do entorno da Praia do Forte, a Festa Literária Internacional de Praia do Forte desenvolve, segundo a organização, atividades que integram a cultura, as escolas e associações.

A Festa Literária Internacional da Praia do Forte é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, duas empresas baianas de produção cultural com experiência em projetos de valorização e democratização de acesso a literatura, música, artes visuais e teatro na Bahia e no Brasil. A 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte conta com o patrocínio da Petroreconcavo e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No ano passado, a 3ª FLIPF reuniu cerca de sete mil pessoas, com cerca de 126 atrações entre escritores, escritoras, contadores de histórias, atrações culturais. Nomes como Raphael Montes, Aldri Anunciação, Ayrson Heráclito, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Naine Terena, e o angolano Ondjaki participaram do evento.

[20/04/2023 10:20:00]