
Com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades da indústria de conteúdo, este ano a CONTEC abordará os temas da sustentabilidade, áudio e tradução.
Na Sustentabilidade, as discussões serão pautadas pela agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU em 2015 e que compreende 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para uma indústria do livro mais sustentável, é fundamental ficar de olho em toda a cadeia produtiva e de reciclagem. Além de uma produção mais ecológica, o objetivo também deve ser evitar superprodução, rotas de entrega e reemissões.
Com os audiolivros e outros formatos – como os podcasts – ganhando espaço no mercado internacional, a discussão gira em torno de como editores, escritores, atores e produtores podem tirar vantagem disso. Além disso, os desafios do setor e a modernização da inteligência artificial também serão abordados.
Sobre a tradução – que já ganhou destaque na última edição da Feira de Frankfurt – a principal preocupação é dar o devido destaque para esses profissionais.
Na programação, destaque para a participação brasileira, com a presença de Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), que falará sobre a sustentabilidade no mercado editorial – um dos pilares da IPA – e sobre os desafios atuais que o mundo dos livros enfrenta.
Outra participação brasileira na CONTEC é a de Raquel Menezes, da Oficina Raquel. Ela participará da mesa “Como investir e economizar recursos na distribuição de livros”, ao lado de Tina Mamulashvili (Georgia), Arantxa Mellado (Espanha), Cecilia Fanti (Argentina) e Antonio Martín (PublishNews Espanha).
Carlo Carrenho, fundador do PN e consultor editorial, também participa do evento na mesa “A ascensão dos audiolivros: uma conversa entre dois mercados”, com Carlos Rojas Urrutia, da Zebralution. Enquanto os audiolivros estão dando seus primeiros passos na América Latina, nos países nórdicos o formato já está amplamente estabelecido há muitos anos. No bate-papo, dois observadores do mercado de audiolivros, um na Suécia e outro no México, compartilham dados e experiências para traçar um caminho que possa expandir as possibilidades dos formatos de áudio.
A programação completa da CONTEC você confere clicando aqui.