
"Trazer o mercado editorial para o Rio2C já era um desejo antigo", explica a head de mercado do Rio2C, Susana Campos. "Estamos construindo essa iniciativa desde 2019 e agora, com muita alegria, conseguimos colocar em prática com a primeira edição do pitching editorial. Como a indústria criativa se alimenta das propriedades intelectuais, percebemos a importância de inserir o mercado editorial na programação do evento. A ideia é criar oportunidades de relacionamento e estabelecer pontes entre empresas e criadores do mercado editorial com os mais diversos segmentos da indústria criativa".
O conceito de "soft power" – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema desta edição do Rio2C.
“Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar", explica o fundador e CEO, Rafael Lazarini, em nota. "Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”.
Outras temáticas prementes, como a retomada da cultura, inovações tecnológicas, iniciativas sustentáveis, inteligência artificial e o futuro da comunicação estarão presentes nas discussões do Rio2C.
O evento se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits começam nesta terça-feira e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. A Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros.

Caberá à cantora multipremiada Angélique Kidjo a palestra inaugural do evento, no dia 11 de abril, às 18h30 – mas outros encontros já estão rolando.
Na quarta (12), a ministra Margareth Menezes fará a palestra de abertura da programação da Conferência, na qual, junto com secretários da pasta, falará sobre a volta do Ministério da Cultura, as ações prioritárias do e a retomada do investimento no setor cultural.
"O fortalecimento do setor cultural é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação da nossa identidade cultural. A volta do Ministério da Cultura é um passo muito importante nesse sentido e demonstra compromisso com a valorização da cultura e das artes. No Rio2C, acreditamos que a cultura é um vetor estratégico de transformação social e econômica. Por isso, estamos sempre empenhados em promover debates e ações que contribuam para o fortalecimento do setor e para o surgimento de novas oportunidades”, diz Lazarini. “Estamos ansiosos para entender as mudanças que estão por vir e entender os respectivos impactos para o setor. Nossa missão por é colaborar para o fortalecimento da cultura no país e tenho a certeza de que, juntos, podemos construir um futuro mais próspero e criativo para o setor cultural brasileiro", continua.
Além do Pitching editorial, profissionais ligados ao setor que estejam no Rio2C poderão também aproveitar a programação ligada ao audiovisual, um dos eixos principais do evento. Assuntos como o boom das adaptações literárias, a indústria criativa como potencializador do soft power, o futuro do cinema e os caminhos das coproduções estão entre os destaques dos painéis voltados ao setor, segundo a organização.
No painel "Tempo Rei – um Reencontro entre o Músico e Compositor Gilberto Gil e o Diretor Andrucha Waddington" (quarta, 12, às 11h), mediado por Flora Gil, o trio revisita as histórias e curiosidades sobre os bastidores dos projetos realizados – desde Tempo Rei (1996) até a série documental Viajando com os Gil, continuação do projeto Em Casa com os Gil – e conversam sobre a parceria de quase trinta anos em que transpõem para as telas as canções e reflexões do artista baiano.
O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. O encontro ocorre na sexta (14), às 16h45.
Veja aqui a programação completa.
Mercado
Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. "Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, games, editorial, música e audiovisual", de acordo com o evento. Além das Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões individuais com proponentes de projetos de diferentes setores, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança desafios corporativos.
Pitching editorial
O evento reunirá nas sessões de Pitching editorial autores com produtores, editoras e agentes do mercado editorial e audiovisual. Os participantes vão apresentar uma obra literária ou uma história em quadrinhos inédita que poderá se transformar em livro, filme ou série. Veja a lista de projetos selecionados:
12/04
Jovem Adulto
- Camille & Camila, obra inédita a ser publicada, Bella Prudêncio
- Arcade Summer, história em quadrinhos a ser publicada, Marry Estery
- Ignotos, história em quadrinhos a ser publicada, Gabriel Alves de Castilho
- O mapa, obra inédita a ser publicada, Andrea Maria Mello
Ficção
- Tempos de liberdade, obra inédita a ser publicada, Chiara Ciodarot
- Filhos do fim do mundo, obra inédita a ser publicada, Fábio Madrigal Barreto
- A cidade de luz negra, obra inédita a ser publicada, Osman José de Oliveira Matos
- Mistério em Tejucupapo, obra inédita a ser publicada, Alessandra Pires
- Hotel Fantástico – Vol. 2022, obra inédita a ser publicada, Marina Quadrelli
13/04
Jovem Adulto
- A história por trás de cada beijo, Obra Inédita, Natalie Gerhardt
- #FindLucy, Obra Inédita, Bárbara Amaral de Andrade Furtado
- Complicado e perfeitinho, Obra Inédita, Renan Seixas Bittencourt
- Os últimos mestiços, história em quadrinhos, Maria Eduarda Celestino Vieira
- Fake, Obra Inédita, Felipe Barenco
Ficção
- Possessão, Obra Inédita, Paulo Rodrigo Perazzoli
- Unay, história em quadrinhos, Carlos Felipe Figueiras
- Maria Farrapo, Obra Inédita, Juliana Correia
- Pá de cal, Obra Inédita, Gustavo Ávila
- Sombras da loucura, Obra Inédita, Thais Helena de Moraes Messora
A comissão de curadoria do Pitching editorial foi formada por: Bruno Mendes, sócio do PublishNews, do #coisadelivreiro e diretor comercial e de marketing do Grupo Ediouro; Diana Passy, curadora da Bienal Internacional do Livro de São Paulo; Felipe Novaes, produtor executivo de entretenimento da Brigitte Filmes; Priscila Portella head de desenvolvimento e produção de projetos live-action na Chatrone LATAM; Tatiany Leite, criadora do canal Vá ler um Livro, Valu Vasconcelos, executivo no Valu Studios; e Victor Prataviera, produtor de desenvolvimento da Casa Montes.