
O edital está disponível no site do Sesc RJ. As inscrições devem ser realizadas até às 17h do dia 13 de abril por meio de um formulário on-line na página da instituição. Cada proponente pode inscrever até três projetos, sendo que somente um será selecionado por categoria. Os projetos podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).
As inscrições de projetos começaram no dia 9 de março e terminariam nesta sexta-feira (6). Na edição deste ano, uma das novidades é a subcategoria “Produção Audiovisual”, que destinará recursos para produtores transformarem seus roteiros em produções.
Outra é a possibilidade de submissão de projetos a serem apresentados em espaços públicos e escolares – e não apenas nas unidades do Sesc RJ –, com o objetivo de democratizar e capilarizar ainda mais a programação cultural da instituição. Segundo o Sesc, o processo seletivo também foi aprimorado de modo a simplificar e ampliar o alcance da iniciativa.
A última edição do edital recebeu inscrições de sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná. A expectativa da instituição para este ano é ampliar a procedência das produções e aumentar a programação artística.
O Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar foi criado em 2021 com objetivo de reativar o setor após o impacto da pandemia de Covid-19. Desde então, a iniciativa vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura do estado. O projeto é aprimorado a cada ano para atender aos anseios do setor e às exigências do público espectador.