Festival serrote promove debates sobre os desafios da democracia no Brasil, colonialismo e representatividade
PublishNews, Redação, 3/4/2023
Evento no IMS Paulista será realizado nos dias 14 e 15 de abril de 2023; 43ª edição da revista de ensaios será lançada na ocasião

Djaimilia Pereira de Almeida | © Divulgação
Djaimilia Pereira de Almeida | © Divulgação
Nos dias 14 e 15 de abril (sexta e sábado), o IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424, São Paulo / SP) será palco da sexta edição do Festival serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. O evento reunirá escritores, pesquisadores, jornalistas e artistas para apresentações e debates sobre política, cultura e sociedade. Na ocasião, também será lançada a 43ª edição da serrote. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Entre os debatedores, estão convidadas como Djaimilia Pereira de Almeida, escritora e ensaísta, autora dos romances: Luanda, Lisboa, Paraíso (Companhia das Letras) e A visão das plantas (Todavia), vencedores das edições de 2019 e 2020 do Prêmio Oceanos; Ana Mumbuca, quilombola e doutoranda em direitos humanos e cidadania na UnB; Jaqueline Gomes de Jesus, professora de psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a primeira gestora do Sistema de Cotas para Negras e Negros da UnB; e o artista Jonathas de Andrade, entre outros.

A programação começa no dia 14 (sexta-feira), às 19h, com a serrote ao vivo, uma edição especial da revista concebida para o palco, com leituras, música, performances e artes visuais. Esta edição conta com a participação da artista Carla Santana, das escritoras Djaimilia Pereira de Almeida e Paloma Vidal, de Igor de Albuquerque e Igor Reyner, também escritores, e da ilustradora Veridiana Scarpelli, além do acompanhamento da banda Hurtmold.

No dia 15 (sábado), serão realizados três debates. Às 15h, tem início a mesa Instigar a luta, com Ana Mumbuca e Jaqueline Gomes de Jesus. As intelectuais e ativistas debatem os desafios da representatividade no Brasil de 2023, com mediação do jornalista Jefferson Barbosa, coordenador do PerifaConnection. Os desafios da retomada da democracia no Brasil também são abordados pelos três convidados em uma seção especial da nova edição da serrote (saiba mais abaixo).

Na sequência, às 17h, os artistas Andrea Hygino e Jonathas de Andrade compõem a mesa Pensar com imagens. A conversa tem como ponto de partida o ensaio visual, gênero de difícil definição e ainda pouco difundido no Brasil. A mediação será de Daniel Trench, editor de arte da serrote.

Para finalizar, às 19h, Djaimilia Pereira de Almeida, um dos principais nomes da literatura contemporânea em língua portuguesa, participa de uma conversa com o público, com mediação da jornalista Adriana Ferreira Silva. Nascida em Angola e radicada em Portugal desde criança, a escritora revê sua trajetória e fala sobre sua obra, que transita entre a ficção e o ensaio, abordando temas como racismo, colonialismo e pertencimento. A autora participa também da nova edição da serrote, que traz uma conversa entre ela e a tradutora Stephanie Borges.

sobre a serrote #43

A 43a edição da revista de ensaios do Instituto Moreira Salles será lançada durante o festival. A seção especial “Instigar a luta” abre esta edição, com textos de três intelectuais para apresentar ideias contra a acomodação na retomada da democracia, após as eleições de 2022. Proposta pelo jornalista e coordenador do Perifa Connection, Jefferson Barbosa, a seção tem ensaios de Ana Mumbuca, sobre quilombo e a vida contracolonial; Jaqueline Gomes da Silva, a respeito de ação afirmativa e reparação; e do babalorixá Adailton Moreira da Costa, sobre mães de santo e representatividade.

A edição traz ainda a transcrição de uma conversa entre a escritora Djaimilia Pereira de Almeida e a jornalista e poeta Stephanie Borges a partir do ensaio “O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo”, publicado na serrote #41; um texto inédito do escritor argentino Alan Pauls sobre escrever, revisar, reescrever; e um ensaio visual do artista Jaime Lauriano. O escritor Felipe Charbel traz para a pauta as relações entre autobiografia e ensaio, mote também presente na homenagem de Kelvin Falcão Klein ao poeta Hans Magnus Enzensberger, morto em novembro do ano passado.

As obras de Monet e Jeff Koons, os antepassados africanos de Púchkin e a ética de luta de Carlos Marighella também são abordados em ensaios deste número, assim como o trabalho de Carla Santana.

Serviço - Festival serrote | conversas para abrir cabeças

14 e 15 de abril
Entrada gratuita, com distribuição de senhas.

Para o dia 14 de abril, sexta | Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento, com limite de 1 senha por pessoa.

Para o dia 15 de abril, sábado | Distribuição de senhas para qualquer uma das mesas a partir das 12h. Limite de 1 senha por mesa para cada pessoa.

Evento com interpretação em Libras
IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, São Paulo
Tel.: 11 2842-9120
Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Nas quintas, até as 22h.

Programação completa

14/4, sexta-feira

19h | serrote ao vivo

Carla Santana + Djaimilia Pereira de Almeida + Igor de Albuquerque + Igor Reyner + Paloma Vidal + Veridiana Scarpelli + Banda Hurtmold

15/4, sábado

15h | Instigar a luta

Ana Mumbuca + Jaqueline Gomes de Jesus. Mediação: Jefferson Barbosa

17h | Pensar com imagens

Andrea Hygino + Jonathas de Andrade. Mediação: Daniel Trench

19h | Encontro com Djaimilia Pereira de Almeida

Mediação: Adriana Ferreira Silva

[03/04/2023 09:00:00]