
A Ubook – plataforma de audiolivros por streaming criada por Flávio Osso – mudou e agora se chama Audimo, uma junção das palavras "áudio" e "móvel". “A marca Ubook continua existindo, mas agora ela concentra a área editorial e projetos B2B do grupo. Ela passa a operar sob o guarda-chuva da Audimo, que centraliza todos os nossos negócios de ‘audiotaintment’, o que inclui a plataforma de streaming”, explica Osso.

A ideia é se posicionar como uma ferramenta para creators e criar um ecossistema que seja viável para eles e que possa auxiliá-los desde a criação até a monetização do conteúdo. "Temos agora a possibilidade de trazer conteúdos gerados por terceiros. Todo nosso ecossistema [audiobooks, podcasts, documentários e música] continua disponível para nossos assinantes, mas o intuito é dar voz para os creators e também aumentar a oferta de conteúdos".
Com a nova plataforma, o usuário pode criar um conteúdo, selecionar uma faixa de preço para seus membros exclusivos e também contar com os usuários pré-existentes da Audimo.
No app da empresa, a editora Ubook já trabalha com programação própria de mais de 500 horas por mês. Além disso, há adições de conteúdos adquiridos ou veiculação de podcasts que são inseridos de forma recorrente em sua base. Hoje, são mais de 100 mil audiobooks em cinco idiomas, 1,5 mil jornais e revistas em áudio e 350 mil podcasts, sem contar as produções de audiodocumentários, entre outros produtos.
Para quem quer ter acesso aos e-books, é só instalar o app Audimo Reader e continuar a leitura.
Criada em 2014, a Ubook, plataforma de audiolivros por streaming, cresceu rápido e se tornou uma importante plataforma de ‘audiotaintment’ por streaming do país, tanto em produção de conteúdo quanto em número de usuários.
Inteligência artificial

A ideia da dimo.ai surgiu ainda em 2022, muito em função do ato de consumir das pessoas. Segundo Osso, no geral, as plataformas produzem conteúdo e entregam para o usuário e o objetivo agora é inverter essa possibilidade. "Queremos mudar essa dinâmica. O usuário não precisa mais esperar o conteúdo ser produzido para ouvir e saber sobre determinado assunto. Agora ele pode ter o que precisar e na hora que quiser, usando o dimo", esclarece.
O usuário também tem a opção de escolher se deseja uma voz masculina ou feminina e também em qual dos 16 idiomas gostaria de ouvir as respostas para suas dúvidas. É possível tanto fazer as perguntas em outros idiomas como pedir para o dimo traduzir na linguagem desejada, seja, por exemplo, inglês, espanhol, italiano ou mandarin.

Neste primeiro momento, a funcionalidade está disponível apenas para os usuários de iOS. Segundo Flávio, a intenção é ver como os heavy users da Audimo utilizam a ferramenta e conseguir um feedback completo para dar continuidade ao projeto da melhor maneira possível. Em breve, a ferramenta está validada para os outros sistemas.