Mauricio de Sousa se candidata à Academia Brasileira de Letras
PublishNews, Redação, 16/03/2023
Autor já integra a Academia Paulista de Letras e formalizou sua candidatura para a cadeira 8, antes ocupada por Cleonice Berardinelli, após visita à sede da ABL no Rio de Janeiro

O autor da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, está se candidatando à vaga da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), até pouco tempo atrás ocupada pela professora Cleonice Berardinelli. Mauricio formalizou a candidatura no último dia 10 de março em uma visita à sede da ABL, no Rio de Janeiro, com uma carta ao atual presidente da instituição, Merval Pereira.

Segundo Mauricio, "esta candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram."

"Quando jovem, depois que me alfabetizei com os gibis, eu lia um livro por dia e os grandes escritores brasileiros foram minha companhia e me ajudaram a ser o que sou hoje. Quero devolver esse carinho com muito trabalho em prol dos autores brasileiros e também dos quadrinhos", completa o autor, em nota.

Mauricio de Sousa é desenhista, empresário, e um dos mais premiados autores brasileiros de quadrinhos, além de membro da Academia Paulista de Letras. Nasceu em 27 de outubro de 1935, numa família de poetas e contadores de histórias em Santa Isabel, no interior de São Paulo. Ainda criança, mudou-se para Mogi das Cruzes, onde descobriu sua paixão pelo desenho e começou a criar os primeiros personagens. Com 19 anos, foi para São Paulo tentar trabalhar como ilustrador na Folha da Manhã (hoje Folha de S.Paulo). No entanto, conseguiu apenas uma vaga de repórter policial. Em 1959, publicou sua primeira tira diária, com as aventuras do garoto Franjinha e do seu cãozinho Bidu. As tiras de Mauricio de Sousa espalharam-se pelos jornais de todo o país, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de 400 personagens.

[16/03/2023 09:00:00]