Bibliotecas das Fábricas de Cultura têm vagas para podcasts
PublishNews, Redação, 13/03/2023
Desde 2019, o podcast ‘Podtudo!Podtudo?’ visa tratar de assuntos do universo literário, LGBTQIA+ e feminista por meio dos livros da biblioteca; atualmente, há vagas para compor a equipe da instituição

Foto: André Hoff/ Divulgação
Foto: André Hoff/ Divulgação
As Bibliotecas das Fábricas de Cultura entraram no mundo dos podcasts em 2019, com a produção do programa Podtudo!Podtudo?. Atualmente, ainda investindo nas discussões de universos literários, assuntos da pauta LGBTQIA+ e feminista por meio dos livros da biblioteca, a instituição está com inscrições abertas para artistas e produtores de áudio trabalharem nas gravações e produções.

O podcast já está em seu 33º episódio, como parte do programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Publicado mensalmente no perfil das Fábricas de Cultura, os episódios tem apresentadores rotativos e contam com a participação de funcionários de outros setores das Fábricas e externos, como no episódio 30: Dezembro Vermelho, publicado em dezembro de 2022, que recebeu Audre Werneck, educomunicadora na Agência Educomunicativa PositHIVa, para falar sobre a importância das campanhas de saúde sexual, os preconceitos e dados atuais a respeito do vírus HIV, da Aids.

“Embora os temas sejam múltiplos, procuramos sempre incluir assuntos de pautas sociais no diálogo. Seja falando de um livro, filme ou musical. Tratamos sobre a visibilidade de artistas e personalidades negras e LGBTQIAP+, equidade de gênero, movimentos e eventos históricos que levaram a criação de alguma produção artística”, explica Malu Maria Matos, analista de Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema, em nota.

Atualmente, as Fábricas de Cultura contam com um acervo de aproximadamente 45 mil livros distribuídos entre as oito unidades gerenciadas pela Poiesis, espalhadas pelas periferias das zonas norte e sul de São Paulo, de Diadema, Osasco e Iguape. Além do empréstimo de obras, os espaços das bibliotecas oferecem laboratório multimídia com acesso à internet; 110 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de impressoras braille e leitor de audiobooks; acesso à rede Wi-Fi; e programação cultural, como contação de histórias e exibições de filmes.

Para fazer a inscrição na Biblioteca basta comparecer em uma unidade com RG e comprovante de residência (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável).

[13/03/2023 08:00:00]