Elle van Rijn participa de evento em SP para debater questões étnico-raciais e de gênero
PublishNews, Redação, 07/03/2023
Evento faz parte do 'Palavras: Lentes da Cidade' com debates sobre identidade e intercâmbio cultural em diferentes pontos do centro de São Paulo; nesta quarta (8), Elle lança 'Órfãos de Amsterdã' (Melhoramentos) na Livraria Megafauna

Entre os dias 8 e 12 de março, o evento Palavras: Lentes da Cidade, realizado pela produtora cultural Asterismo e com apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, realizará encontros literários no centro de São Paulo para debater questões étnico-raciais e de gênero, e o intercâmbio cultural.

Elle van Rijn
Elle van Rijn
Com o objetivo de olhar a cidade por meio da literatura, a programação traz autores renomados como a holandesa Elle van Rijn, que lançará a ficção histórica Órfãos de Amsterdã (Melhoramentos). O livro conta a história de resistência de mulheres que salvaram crianças do campo de extermínio em Auschwitz e mostra como a memória é fundamental para o presente e o futuro.

A participação da autora ocorre nesta quarta (8), às 19h, na Livraria Megafauna (Edifício Copan. Av. Ipiranga, 200 - loja 53 – São Paulo / SP) para um bate-papo e sessão de fotos. E também no dia 12, às 17h, na sinagoga do Museu Judaico de São Paulo (Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista), com o intuito de olhar para a cidade como um local de utopia e distopia, a partir de textos de autores brasileiros e holandeses, cujas histórias são atravessadas por questões de gênero, sexualidade e identidade na perspectiva de pertencimento afetivo, político e geográfico. Além de Elle, o encontro terá Arnon Grunberg (participação remota), Mário Medeiros, e Marcelino Freire, com mediação de Ana Vitória Prudente.

Continuando a programação, no dia 11 de março, a importância da literatura para a infância e juventude será abordada na mesa Literatura Infantojuvenil: criando imaginários de mundos, às 10h30, na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - São Paulo / SP). O debate contará com a presença da autora Kiusam de Oliveira, do autor Fábio Monteiro e Thaís Sanches, representante da Fundação Bernard Van Leer, que atua na difusão de bibliotecas para a primeira infância, além de Lígia Jalantonio, representante da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Com mediação de Patrícia Cretti, o bate-papo promoverá discussões sobre como as políticas públicas de acesso à leitura são fundamentais para a democratização do acesso à educação, arte e cidadania.

Confira a programação completa.

[07/03/2023 10:00:00]