
O evento contará com a presença de escritores, artistas, editores, jornalistas e pessoas ligadas ao segmento da literatura, ciências e artes do Brasil e do mundo, em evento reservado no Hotel Minas Plantinum. O secretário da AHBLA, jornalista Wilson Marini, disse em nota que num mundo em transformação acelerada e desafios jamais vistos, preservar a linguagem formal escrita, com as devidas mudanças culturais e de época, é questão de sobrevivência da espécie. “A AHBLA se insere nesse contexto global, unindo povos e sobretudo mantendo viva uma ferramenta humana cada vez mais indispensável para a humanidade”, disse.
Já para o presidente da AHBLA, Renato Lisboa, a academia beneficiará a cultura como um todo, além de favorecer ainda mais a cultura livresca, escrita e a artística. “Valorizando o trabalho de diversos poetas, além de grandes escritores que se destacam nos movimentos da literatura modernista, realista, do movimento romântico, nas ciências e artes, escritores com textos publicados, trabalhos reconhecidos a nível nacional e internacional, tenho absoluta confiança que esta academia vai, com certeza, elevar o nome de cada um que nela congrega”, acrescentou.
A Academia foi idealizada por escritores brasileiros e espanhóis que sonhavam com o objetivo de integrar artes e letras dos dois países e manter vivos os laços fraternos entre Brasil e Espanha. Para o ingresso na AHBLA, o interessado deverá submeter o seu currículo literário para o e-mail contato@ahbla.com.br.